EAD LIBRAS - UFSC





O modelo desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pode ser exportado para a China.



O projeto formou cerca de 450 alunos nas primeiras turmas, dos quais 400 surdos. Agora a universidade pode participar de um curso de Libras internacional.

"Os chineses demonstraram interesse na criação de um curso de Libras internacional que seja capaz de atender aos estudantes asiáticos", conta a professora da UFSC Ronice Müller de Quadros, que foi até esse país apresentar o caso brasileiro durante a 3° Conferência Internacional de Linguística de Sinais e Educação de Surdos na Ásia.



O projeto-piloto também teria a participação de universidades da Alemanha, dos Estados Unidos e de Hong Kong.



Libras no país

No Brasil, existem apenas dois cursos de graduação a distância em Libras cadastrados pelo MEC (Ministério da Educação): licenciatura em Língua Portuguesa e Libras da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e bacharelado e licenciatura em Libras da UFSC.



Em Santa Catarina, o curso foi aberto em 2006. "Fizemos visitas presenciais para conversar com os estudantes e acertar as aulas para o ambiente virtual, sempre levando em consideração o processo de assimilação de conhecimento do surdo, que ocorre primeiro pela linguagem dos sinais", conta Ronice.



O curso é composto por uma parte virtual --com videoaulas e videoconferências com os professores, apostilas e DVDs com material de estudo-- e 30% da carga horária é realizada em encontros presenciais nos polos de ensino.



De 2006 até a metade de 2012, o projeto recebeu recursos do governo para formar parcerias com instituições públicas do ensino superior, o que permitiu a abertura de polos em 15 Estados e a formação de 450 estudantes para darem aulas de Libras ou trabalharem como intérpretes.



No Brasil, 9,7 milhões (5,1% da população) de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência auditiva no Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



Em 2013 a UFSC entra no programa federal Viver sem Limites, que pretende garantir direitos básicos de brasileiros com deficiência, e deve levar seu modelo de ensino para outras instituições de ensino superior do país, que poderão ofertar cursos de Libras a distância ou presenciais.



Ainda não está definido o número de universidades que participarão do programa.



Admissão

Os cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras da UFSC têm duração de quatro anos e são gratuitos, com processo admissional por vestibular.



Em Santa Catarina, são 60 vagas na modalidade a distância (30 para bacharelado e 30 para licenciatura) e 40 na presencial (20 para bacharelado e 20 para licenciatura).



Os vestibulandos que prestam o curso a distância precisam ter conhecimento prévio de Libras, pois os exames são dados nessa linguagem. No presencial, a Libras só é exigida a partir do primeiro ano.



O bacharelado prepara os alunos para atuarem como tradutores e intérpretes e o segundo forma professores em Libras. Nos dois cursos, o graduando tem um programa de estudos que cobre a língua, a literatura e a cultura da comunidade surda do Brasil e de outros países.



Fora da graduação, a UFSC disponibiliza gratuitamente material online em Libras, com 600 horas de formação básica, 1.020 horas de formação específica e 750 horas de formação pedagógica para quem tiver interesse no assunto.



http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/07/graduacao-ead-em- libras-forma-surdos-em-todo-o-pais-e-interessa-china.htm







Fonte: UOL Educação - Cláudia Emi Izumi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas