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Avaliação das habilidades adaptativas com ênfase em comunicação.
Atividades desenvolvidas para aluno surdo na EE Bairro Fazenda Grande
Boa Prática da EE Profª Maria José Maia de Toledo :- 21 de setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Dia de reconhecer, reafirmar e refletir a importância de acolher as pessoas com deficiências.
A E.E Profª Maria José Maia de Toledo realizou uma manhã de atividades, a fim de sensibilizar e mobilizar os estudantes sobre a importância dessa data.
Em parceria, os professores da AEE - Luciana Giarolla, da Sala de Leitura - Alba Calore e o intérprete de Libras - Leandro Vitório realizaram a sensibilização com:
✔️apresentação dos vídeos: "Cuerdas" e “ Porco Espinho";
( https://youtu.be/4INwx_tmTKw e https://youtu.be/yYZOJ-Rn9hU)
✔️leitura e interpretação/ Libras do texto: "A Cinderela Surda" (autora: Carolina Hessel Silveira);
✔️roda de conversas com orientações e relatos de vivências. Foi um momento muito especial, no qual refletimos a luta diária da pessoa com deficiência, despertando a importância da inclusão, respeito e amor a todos.
Hoje é Dia de luta!!!!!!!
A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa
do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate
propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979. A
data foi criada em 14 de julho de 2005 com a Lei n° 11.133. Comemoramos esse dia, desde
os anos 1990, todo 21 de setembro.
Esse dia também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul e é, fazendo uma referência
a essa estação, que se tornou um marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência. A
alegoria entre a natureza e o homem, a comparação do renascimento com a renovação da
vida.
Escola Zulmiro Alves de Siqueira , exemplo de Escola Inclusiva!
Hoje recebi uma boa prática da gestora Marlene Lorencine e da professora Angela responsável pelo componente curricular de Ciências, da escola de Jarinu, EE Zulmiro Alves de Siqueira.
Tive a oportunidade de conhecer o trabalho maravilhoso que esses profissionais realizam e vou dar uma pequena amostra com o vídeo abaixo. Quero também deixar registrado a minha alegria em relação aos colegas, tão comprometidos com toda a comunidade escolar!
O trabalho realizado com o aluno William Gomes Azevedo, tem como ênfase a interação social e cognitiva mediante as atividades propostas adaptadas de acordo com o currículo. Apesar das limitações da paralisia cerebral, a aprendizagem acontece de forma significativa. O aluno mostra capacidade de interação com os demais alunos, consegue se comunicar, presta muita atenção nas explicações e consegue socializar o conhecimento adquirido com todos a sua volta. O mesmo gosta de observar as imagens do livro, bem como os desenhos na lousa, vídeos e através dessa interação visual e explicativa ele demostra compreensão , mantendo o olhar fixo em toda a aula e consegue repetir palavras do conteúdo aprendido. Precisamos acreditar que é possível investir na potencialidade de todos os alunos.