I-
Justificativa
De acordo com a análise da demanda para 2020, recebemos
272 alunos público alvo da educação especial totalizando 1.227 alunos. As ações
da educação especial devem ter como alvo a acessibilidade da aprendizagem para
cada um desses alunos, independentemente de suas especificidades.
Para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva é
preciso pensar em duas frentes na formação de docentes: a primeira que promova
mudanças na organização do processo de inclusão em sala de aula regular e a
segunda frente que acompanha e oferece sugestões de atendimento educacional na
especificidade da área de atuação da deficiência, transtorno ou alta habilidade
para 5 professores especialistas que trabalham pela primeira vez na rede
estadual e os antigos que precisam de atualização e acompanhamento nas suas
práticas.
A partir do dia 23
de março entramos em Jornada Laboral - Teletrabalho Decreto Nº 64.864 de
16/03/2020, onde desenvolveremos essas ações de nossas casas com o auxílio de
tecnologias. Para esse trabalho estamos mobilizando saberes que alguns de nós
não tínhamos e aprendendo a lidar com a tecnologia na mediação da aprendizagem
procurando envolver os professores e por consequência atingir os alunos atendidos
pelo AEE.
Importante falar que
além da questão de acessibilidade pela tecnologia o nosso público encontra as
barreiras naturais que a deficiência os impõe precisando de uma aproximação
efetiva da família com a sala de recurso para subsidiar as aprendizagens.
I – Objetivos
Objetivos gerais das ações em relação a disciplina:
· Oferecer suporte ao processo de inclusão escolar
aos alunos público alvo da educação especial, matriculados na escola regular
sob jurisdição desta Diretoria de Ensino;
· Assegurar o Atendimento Educacional Especial (AEE)
através da oferta de salas de recursos e itinerância;
· Disponibilizar recursos e serviços de promoção de
acessibilidade de comunicação, nos sistemas de informação, nos materiais
didáticos e pedagógicos visando o processo de aprendizagem;
· Formação continuada para professores especialistas,
professor regular e equipes gestoras através de web conferência, orientações
técnicas e encontros em ATPCs, incentivando as trocas de experiencias e busca
de soluções para flexibilizações curriculares embasadas no Currículo do Estado
de São Paulo.
· Orientar a escola e as famílias de pessoas com
deficiência nos pedidos de cuidador através de questionário específico.
· Oferecer acesso através dos equipamentos utilizados
pela Secretaria de Educação como o Centro de Mídias SP.
· Orientar os professores para uso dos aplicativos
tecnológicos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação.
Objetivos gerais das ações da disciplina
· Identificar e atender a demanda do Público Alvo da Educação
Especial (PAEE);
· Estabelecer critérios junto a UE para avaliação do
desenvolvimento deste público com quadro de comprometimento mais grave;
· Planejar, organizar, orientar e disponibilizar
recursos e serviços educacionais que busquem viabilizar o processo de ensino
aprendizagem;
· Parceria com a Educação Física para a formação do
professor regular em Educação Física Adaptada.
· Parceria com Tecnologia a fim de orientar e
disponibilizar tecnologia assistiva aos alunos público alvo da educação especial;
· Acompanhar com regularidade, os registros e
procedimentos dos professores especializados que atuam no AEE no formato sala
de recursos e itinerância;
· Divulgar, articular e subsidiar ações de demandas
pertinentes às Avaliações Externas: SARESP, SAEB, Prova Brasil, ADE e AAP;
· Privilegiar a escola como local de formação
continuada para os professores através de estudo de caso;
· Articular parcerias com instituições e organizações
especializadas.
· Oferecer apoio no trabalho com as tecnologias
assistivas em sala de recursos para o professor de educação especial;
· Apoiar formações em ATPCs com foco no engajamento
dos professores no atendimento as necessidades das especificidades dos alunos
PAEE;
· Monitoramento do trabalho dos professores de AEE através
dos PCs na busca ativa dos alunos;
· Acompanhamento das Unidades escolares Georgina
Helena Fortarel, Elza Facca Bonilha e Antenor Soares Gandra.
III - Cronograma:
A
partir de 23 de março foi ativado o WhatsApp do grupo de professores do
Atendimento Educacional Especializado onde faço apoio diário as atividades que
estão sendo enviadas aos alunos, comunicados de lives e estudos que estão
acontecendo com temas relevantes para o trabalho dos professores e informes que
chegam dos órgãos centrais.
Envio
ainda as sugestões de cursos, leituras e seminários.
Encontros
semanais via espaço virtual Teams para a
divulgação de material dos AEEs produzido pelas Escolas no Blog: http://especialemjundiaí.blogspot.com
ATPC conforme
calendário SEDUC
Formação para
PC com foco na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com data
a definir.
IV – Avaliação:
A
avaliação se dará pela análise do acompanhamento junto as Unidades Escolares e principalmente
ao Atendimento Educacional Especializado através de ferramenta Google forms avaliativo.
V – Anexo:
Proposta de Grupo de Estudos na Área do
Transtorno do Espectro Autista (em elaboração)
Período: um ano
Responsável: Marisa Marzocchi Tomazzeto
Justificativa:
É importante a fundamentação
teórica para o entendimento do trato com o aluno que tem o transtorno do
Espectro Autista. Sentimos a necessidade de aprofundamento no tema através de
estudos mais aprofundados na Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí onde
existe uma demanda de 86 alunos com laudos de TEA apontados no sistema.
Precisamos repensar estratégias de aprendizagem para o AEE e para a sala de
aula regular, a fim de aprofundar as discussões sobre as orientações dadas aos
professores sobre as características e necessidades desse público.
Objetivos Gerais:
-Colocar o foco do trabalho no estudante como sujeito de
suas potencialidades desapegando do trabalho com treinos e métodos
preestabelecidos dentro do papel do Atendimento Educacional Especializado.
-Conhecer as estratégias que eliminam ou minimizam as
barreiras de aprendizagem adequadas a esse público.
-Compreender o funcionamento da pessoa com Transtorno do
Espectro Autista podendo dialogar com os professores de sala de aula regular
para que eles pensem na diversificação das estratégias de ensino a fim de que o
aluno acesse o currículo regular junto com seus pares e com os mesmos desafios
de sua faixa etária.
Objetivos Específicos:
- Potencializar o desenvolvimento das funções mentais
superiores com ênfase nas funções executivas;
-Promover a autonomia intelectual e a emancipação do
sujeito para que ele não seja um aluno dependente de outras pessoas para agir
nos espaços escolares;
- Participação desse estudante na proposta pedagógica da
turma, através de estratégias que possibilitem a ruptura com a flexibilização
do currículo regular, colocando a disposição todos os recursos de
acessibilidade que possam ajudar no desenvolvimento das funções superiores
executivas visando sempre a sua autonomia.
Quantidade de escolas com alunos autistas: 48 Unidades
Escolares
Área do Conhecimento: Educação Inclusiva/ Educação
Especial
PLANO
DE TRABALHO
A estratégia do grupo propõe seguir o seguinte
cronograma:
a) Realização de encontros quinzenais com
oferta de material de estudo no início da quinzena de estudos e discussão via
Teams na quinzena subsequente. Duração de 6 meses a se prorrogar.
b) Escrita de dossiê, com base nas pesquisas
acima exposta, visando divulgar as áreas prioritárias de pesquisa em Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com ênfase no Transtorno do
Espectro Autista. Duração de 6 meses.
Referencial Bibliográfico
inicial:
BRESCH,
R. Tecnologia Assistiva e educação
inclusiva. In BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial. Ensaios Pedagógicos. Brasília: MEC/SEESP, 2006
CARVALHO,
CINTIA SOUZA BORGES DE, Inclusão escolar do estudante com Transtorno do
Espectro do Autismo: estratégias para a construção da aprendizagem no ensino
regular.2016
CAMARGO,
S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social,
inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia &
Sociedade. v.21, n.1, p.65-74, 2009.
FERREIRA, W. B. Educar na Diversidade: práticas
educacionais inclusivas na sala de aula regular. In BRASIL. Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensaios Pedagógicos. Brasília:
MEC/SEESP, 2006.