Páginas
- Início
- Escolas que possuem AEE ns Diretoria de Ensino Região de Jundiaí
- Bibliografia para Concurso da SEESP
- Plano de Ação
- Material Didático (livros,textos,...)
- Transtorno do Espectro Autista
- Como atuar na àrea da Educação Especial
- Vídeos sobre Educação Especial
- Atendimento Domiciliar
- Classe Hospitalar - Grendacc
- AEE Deficiência Auditiva
- AEE Deficiência Física
- AEE Deficiência Visual
ALUNOS MARAVILHOSOS....
PARABÉNS A EQUIPE DAS ESCOLAS ESTADUAIS PARQUE ALMERINDA CHAVES E RESIDENCIAL JUNDIAÍ
Prova Pedestre Vinhedo 2010.
Realização da Prova 11 de Abril.
Prova Escolar, Masculino e Feminino - 300 metros 11 e 12 anos / 400 metros 13,14 e 15 anos.
Equipe: Escolas (Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí).
Total de participantes: 40 alunos ( 20 alunos – Portadores de Necessidades Educacionais Especiais ).
Resultado Final:
A Equipe Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí sagrou-se campeã da prova pedestre.
Matemática e deficiência auditiva...relato de experiência
Início do ano letivo, estou numa sala de aula e vejo pequenos olhos, tristes, me olhando. Que será que Ela estará pensando? Sei que Ela é surda, será que faz a leitura labial? Não sei... Coloco na lousa a expressão: 2x+5=7. Façam meninos, disse eu.
Ela continua me olhando. Faço sinal e Ela faz com a cabeça que não. Acho que Ela não sabe. Acho que sou um “bicho papão” aqui na frente tentando me fazer ouvir. Resolvo a equação e pergunto qual o valor de X? Quem é o X? Como fazer o X em libras. Preciso aprender libras e me comunicar com Ela. É o X da questão.
Assim, como numa inspiração Divina, vou até a DE da minha cidade e peço ajuda para uma pessoa, que vou chamá-la carinhosamente de minha amiga M. M me forneceu material, idéias, dicas, dicionário de libras, livro. Fui tentar me virar. Busquei algumas palavras no dicionário em DVD. Cheguei toda animada na Escola, fui direto para a sala de aula onde Ela estuda. Não era minha aula, mas mesmo assim mostrei o que tinha aprendido: alguns números, outros sinais... Ela sorriu. Foi a primeira vez que pude ver seus dentinhos.
Nunca tinha notado que Ela não sorria muito. Olhos tristes...
No dia seguinte, fui dar aula na sua classe. Explicando a matéria, fiz sinal do 1, 2, 3, 4,5. O cinco fiz errado; Ela sorriu e me ensinou. Cabeça dura a minha, não consigo. Ela tentou, tentou, até que consegui. Puxa, foi difícil. É engraçado, eu não estou em seu mundo, Ela tampouco no meu. Mundos distantes e tão juntos.
Mostrei para Ela os sinais de +, -, x e: será que Ela sabe dividir? Mostrei algumas contas, Ela fez, mas não as de divisão.
Já sei outra coisa a seu respeito, não compreende a divisão e eu aprendi a fazer o “compreender” em libras, sinal é fácil. Mostrei, compreende? Escrevi algumas palavras, Ela fez sinal que não. Acho que Ela não sabe ler. Que coisa!
Mostrei o desenho de uma bala, custa R$ 0,10, mostrei outras, quanto custa? Fiz alguns sinais: dinheiro, interjeição com os ombros, quanto custa? Ela compreendeu os sinais, mas não a operação. Mostrei o desenho da bala, Ela não compreendeu o desenho. Vou ter que repensar. Meus desenhos são horríveis.
Não sei muito bem o que está acontecendo. Ela tem me procurado nos intervalos e na saída das aulas, fala bastante, ou pelo menos balbucia algo. Numa tentativa louca para entender o que quer, decifro algumas coisas. Certo dia, após várias tentativas e gestos, percebei algo como Ateal, talvez uma pessoa de lá, será sua terapeuta? Xiii acho que fiz algo errado!
Mesmo assim, elaborei um caderno com figuras de propagandas de supermercado. Vou explicar o que pretendo fazer: devo preparar Ela para a vida. Então, o conteúdo deve ser matemática financeira. Ela deve saber fazer cálculos, quanto custa, preço fixo, lucro, porcentagem, margem de lucro e preço de venda. A melhor forma é começarmos com os preços dos produtos dos mercados. Meio litro de óleo custa tanto. Quanto custa dois? Ou três? Para tanto coloco uma figura, faço com que Ela compreenda o significado; depois, duas, quanto custa? Três figuras, quanto custa?
Na DE, M me informa que o caminho é bom.
E lá vou eu, agora já sabendo outras palavras: compreender, falar, trabalhar, o cinco... Mostrei o caderno, expliquei uma vez, duas três.... até que...Ela fez, vejam, Ela fez! Quanto custa? Ela escreveu os preços e somou. As operações são feitas na calculadora porque, no momento, o importante é o raciocínio. E Ela fez... Vibrei como vibrei. Isso mesmo, três, fiz eu com gestos ou em libras, três, quanto custa? E dois? E cinco? Fazer o cinco ainda é divertido. Parece um coelho...
Ela ficou feliz, seus olhos já não são mais tristes, eles brilham... brilham como estrelas refletindo uma luz interior. Ela está aprendendo. Será esse o aprender a fazer? Aprender aprendendo? Aprender a conviver? Não sei, vou seguindo.
Durante minhas tentativas em sala de aula, Ela fica nitidamente aflita ao observar os demais alunos, que são 39, correndo, bagunçando. Chamo a atenção, peço silêncio, gritos do silêncio, já li isso em algum lugar. E grito novamente, Silêncio! As salas de aula que possuem alunos de inclusão não deveriam ter tantos estudantes, não é justo para com o professor, que quer ensinar.
Expliquei aos demais alunos potências de 10, transformações de números muito grandes ou muito pequenos em notação científica. Ela entendeu1 Ela entendeu! Fez os exercícios e, pasmem: explicou para uma outra aluna como faziam as atividades.
Agora são olhos de orgulho, os meus.
Fez sozinha algumas somas com as figuras. Acertou!
Com gestos, tenta se expressar, falar algo. Quando me vê no corredor ou no pátio, vem e gesticula sinais que não sei o significado. Tento adivinhar será que não fez o dever? É isso, falo, não fez o dever? Sim, era isso.
E assim, vamos seguindo o “Day by Day” de uma história que está apenas começando. Eu e Ela estamos aprendendo a aprender, juntas, ensinar aprendendo, aprender ensinando ou qualquer coisa parecida.
SEMANA DA EDUCAÇÃO EM CAMPINAS
26/04 a 30/04
- Horário:
19:00
- Local:
Espaço Iguatemi (3º piso Shopping Center Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)
Descrição: Apresentação da programação da 1ª Semana da Educação de Campinas e lançamentos do concurso de redação "Minha Família na Escola" e da campanha publicitária "Educação 10. É isso que Campinas quer!".
Mais informações:
http://www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao/programacao.php#0
Moda Inclusiva
Link daqui
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Você que é aluno de curso de moda e criações no Estado de São Paulo, participe do 2º Concurso Moda Inclusiva, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As inscrições vão até o dia 30 de abril.
O concurso será baseado nas propostas de vestuário customizadas para pessoas com deficiência. Essa iniciativa demonstra o quanto é necessário os empresários do setor começarem a investir em roupas para esse público, que contam 24,5 milhões de brasileiros com deficiência, de acordo com o Censo IBGE de 2000.
Os 20 melhores trabalhos inscritos serão apoiados com tecido para a confecção das roupas, que participarão do desfile final em 07 de junho, no Museu da Língua Portuguesa. Dessa concorrência sairá 3 vencedores de melhores "looks".
Não perca a chance de demonstrar seu trabalho de moda que contribui para a inclusão social!
TDAH – PALESTRAS EM SÃO PAULO
Dr. Luís Augusto Rohde: professor associado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Dr.Vicente José Assencio: doutor em neurologia pela Universidade de São Paulo. Coordena o Madre Cecília, instituição gerenciada pela prefeitura de Taubaté, que inclui crianças com necessidades especiais nas escolas de ensino fundamental. Professor titular do CEFAC - Saúde e Educação, nas cadeiras de Neurologia Clínica e Metodologia Científica.
Dra. Edyleine Benczik, psicóloga, pesquisa o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. Participa de palestras, seminários e workshops em congressos. Autora de livros sobre o TDAH.
Dra. Isabel Parolin, pedagoga, psicopedagoga, mestre em psicologia da educação. Professora e congressista em cursos e congressos para pais e professores. Consultora Institucional de escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros. Autora de livros sobre aprendizagem.
Maria Cristina Bromberg, pedagoga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Coordenadora do Grupo de Orientação sobre o Transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade – GOTAH. Diretora de Conteúdo do site www.hiperatividade.com.br.
Local: PUC - SP - TUCARENA
Rua Bartira, s/ Nº - esquina com Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
Inscrições Gratuitas -
Informações nos sites
www.cartanaescola.com.br e www.cartacapital.com.br
ou no telefone 11 2041-1399
com Juliana Ribeiro - de Segunda a Sexta, das 9hs às 17hs.
Os certificados serão enviados após o evento mediante solicitação na recepção.
Depoimento – Profª Tatiane “Armando Dias”
No ano passado (2009) tive uma experiência maravilhosa em uma de minhas aulas. Estava trabalhando a música "Fico assim sem você" com a 5ª série: levei o aparelho de som para a sala de aula e começamos a audição da música, ao término olhei para meu aluno Alisson (surdo) e percebi que para ele a atividade não estava interessante. Então resolvi pedir ajuda aos alunos da sala para tentarmos interpretar a música através da linguagem de sinais (LIBRAS). Os alunos mais indisciplinados adoram a ideia e sem conhecer a linguagem foram interpretando os versos da música. Fiquei emocionada ao ver o lindo sorriso que ele nos contemplou ao final da atividade.
Pessoal vamos fazer a diferença na vida de nossos alunos... Então participem do Curso de Libras 2010:
Nome do Curso: Introdução a LIBRAS
Duração: 40 (trinta) horas presenciais
Certificação: expedida pela CENP / DE
Público–alvo: Professores de todas as disciplinas e Professores das Salas de Recurso.
Encontros: previstos para o segundo semestre
Horário: 5ª feiras - manhã das 8h às 12h, turma 1
- tarde, das 13h às 17h, turma 2
Inscrições: deverão ser realizadas através de FICHA DE INSCRIÇÃO (você encontra na sua escola, fale com o PC), aos cuidados da Profª Marisa – PCOP de Educação Especial – Oficina Pedagógica, até o dia 30/04/2010, constando: nome do professor, disciplina, RG., nome da escola, dia da semana e horário escolhido (Turma 1 OU Turma 2).
Lista de material com o número de referência da BEC (Banco de Compras Eletrônico)
Site: WWW.bec.sp.gov.br
Para pesquisar o material entre no endereço acima e na lateral esquerda clique em catálogo e em seguida materiais. Entrar no item Consulta de itens e pesquisar os materiais que você vai precisar para desenvolver o seu trabalho.
Grupo 75 / classe 7520
Número de referência da BEC | MATERIAL |
13234 | Caderno |
13323 | sulfite |
22128 | Papel craft |
22381 | Papel verge |
23957 | Jogo de dominó |
27430 | Tinta guache |
30902 | Coleção de fantoche |
34177 | Quadro de aviso |
3126250 | Quadro de cortiça |
43770 | Papel glossy paper |
44474 | Jogo de xadrez |
44482 | Jogo de dama |
47570 | Papel florpost |
50490 | Lantejola |
50504 | Cola gliter |
50911 | Cola colorida |
58130 | Tesoura escolar |
59013 | Tela de pintura |
68934 | Papel dobradura |
68977 | Tintas (uso pedagógico) |
111538 | Feltro |
131067 | Folha para fichário |
135879 | Caderno de brochura |
136000 | caderno pedagógico |
136115 | Caderno de caligrafia |
136107 | Caderno de desenho |
136165 | Caderno de linguagem |
143820 | Papel canson |
144169 | Tinta para pintura a dedo |
157341 | Tinta para tecido fosco |
157350 | Tinta para tecido fluorescente |
162027 | Tinta acrílica |
166642 | Massa de modelar |
166731 | Giz de cera |
176290 | Pincel para pintura |
188840 | EVA |
Grupo 77 – artesanato/instrumento musical/obras de arte
Grupo 78 – equipamentos e materiais para recreação e desporto/ classe- jogos,brinquedos e artigos correlatos com roda
72605 | Globo giratório |
83925 | Resta um |
107158 | Xadrez |
107166 | Dama |
107433 | Dominó |
112119 | Ludo |
112127 | Jogo de memória |
112143 | Loto |
116157 | Jogo de trilha |
125709 | Quebra cabeça |
125717 | Banco imobiliário |
125733 | War |
126136 | Benedito Abbud |
126152 | Desfiladeiro |
126179 | Samurai |
Grupo 83 –tecidos
Classe 8305- tecidos
Classe 8310 – fios e linhas
Classe 8315 – aviamentos de costura
Classe 8320 enchimentos de costura