Nossas escolas estão no site da CEI ...

A Copa do Mundo 2010 nas escolas – DER Jundiaí

A Escola Estadual Oswaldo de Camargo Pires, do município de Várzea Paulista, já está se preparando para a Copa do Mundo. Com o Projeto interdisciplinar Copa do Mundo 2010, envolvendo inúmeros professores, os alunos terão oportunidade de conhecer as culturas e tradições dos países que participarão desta competição mundial, principalmente do Brasil e da África do Sul.

A professora de Português vai ficar atenta, juntamente com os alunos da 8ª série, de como a linguagem dos meios de comunicação noticiarão os jogos. Em matemática, transformarão os resultados em gráficos e tabelas. Já geografia e história trabalharão o resgate das línguas do mundo, as identidades das bandeiras e a localização e a distância entre os países.

A professora de Ciências irá propor aos alunos que realizem um levantamento sobre doping no esporte. Já a professora de Artes vai organizar o concurso com o tema “o novo mascote” e, assim, descobrir talentos.

Na disciplina de Inglês, os alunos farão um estudo sobre os termos mais utilizados pelos juízes, jogadores e técnicos na língua inglesa. Também descobrirão quais países africanos possuem esta língua como materna.

A aula de leitura pesquisará e produzirá histórias em quadrinhos e charges com jogadores da copa. E o professor de Educação Física fará um trabalho de conscientização da importância do exercício físico para a saúde.

H averá uma grande apresentação dos trabalhos no dia 28/05, na própria escola, o que ajudará a reconhecer o trabalho do grupo docente e dos alunos.

Na EE Odilon Leite Ferraz, do município de Louveira, um trio de professores realizará um projeto interdisciplinar em que pretende levar o aluno a compreender a importância do esporte como fonte de aproximação entre os povos, valorizando e respeitando as diferentes culturas. Através de pesquisas, dinâmicas, vídeos, jogos e exposição de trabalhos, os alunos conhecerão a interação cultural entre os países participantes.
J á na dimensão da disciplina de geografia, os alunos estudarão a localização e história política, econômica e social das nações.

Tal projeto contou com a participação de: Claudete Fátima Rodrigues - Professora de História e DAC de História, Osvaldo Anzolin - Professor de Educação Física, Aparecido Balthazar - Professor de Geografia.

Além dos professores participam do projeto as funcionárias: Alessandra Rabelo - Agente de Organização Escolar; Bruna Pagotto - Agente de Organização Escolar.

Ao final, a escola organizará uma grande exposição dos trabalhos que trará a escola o clima da Copa do Mundo.

Na EE Parque Residencial Almerinda Chaves, do município de Jundiaí, os alunos verão a Copa do Mundo sob a ótica das disciplinas de matemática, inglês, geografia e artes.

Por um lado, trabalharão alguns conceitos matemáticos de maneira diferenciada mostrando como a matemática faz parte do nosso cotidiano. Construirão tabelas e gráficos dos resultados dos jogos, geometria das bandeiras dos países participantes, perímetro/área dos campos de futebol e estudo das últimas copas construindo uma tabela dos campeões de cada uma delas, especialmente as participações do Brasil neste histórico das Copas.

Nas outras três disciplinas o trabalho já começou. O projeto interdisciplinar abrange uma pesquisa sobre os países que já sediaram a Copa do Mundo e os seus respectivos mascotes, elaborando, inclusive textos com curiosidades sobre as nações participantes. Também descobrirão mais sobre o futebol: origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), jogadores de destaque que ficaram na história do esporte.
Além disso, pesquisarão as informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial; e relacionarão palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as palavras inglesas que deram origem a elas.
Esta será uma grande oportunidade dos alunos respeitarem a diversidade cultural e incentivar o respeito e a confraternização trazida por esse grande evento mundial.

Passa lá: http://cei.edunet.sp.gov.br/Noticias/2010/maio/00023.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas