Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Jundiaí promove I Simpósio em Educação Especial no dia 15 de fevereiro 


No último sábado, a Pós-Graduação da Faculdade Anhanguera de Jundiaí  realizou o I Simpósio sobre Educação Especial e Inclusiva. O encontro promoveu uma discussão sobre as descobertas mais recentes sobre o TEA (Transtornos do Espectro Autista).

Para tal, foram realizadas duas palestras. A primeira, proferida pela profª Ms. Melissa Picchi Zambon(Psicóloga, mestre e doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos)abordou as características do autismo e suas causas, com base nos estudos internacionais mais recentes sobre a temática. Também foram tratados os critérios diagnósticos deste transtorno por meio do DSM-V, publicado nos Estados Unidos, em maio de 2013.

Em seguida, a profª Ms. Evelyn Christina Peres Barrelin-  (Psicóloga, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, especilista em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento de Campinas (ITCR) e Psicologia da Saúde pela PUC-Campinas)
iniciou a sua palestra abordando a temática ABA (Análise aplicada do comportamento): possibilidades de intervenção psicopedagógica junto ao TEA.
No geral, o evento teve como objetivo apresentar práticas de intervenção bem-sucedidas e resultados de pesquisas recentes quanto ao autismo. 

Ao todo, 227 pessoas prestigiaram o Simpósio organizado pela coordenadora da pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Jundiaíprofª Esp. Fabíola Ferraro.

Contudo, o presidente da AMA (Associação dos Amigos Autistas) que também estava presente, proferiu algumas palavras ao término do evento. Em suma, elogiou a iniciativa da FPJ pela escolha da temática e pontuou que iniciativas como este Simpósio contribuem não só para a competência-técnica do profissional que lida com o autista, mas principalmente para a minimização da intolerância ainda 'comum' em nosso cotidiano, em especial, escolar.

Fabíola Mara Ferraro
Coordenadora de Pós-graduaçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí(11) 3109-0615 / 3109-0646

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas