ESCOLA ESTADUAL DIÓGENES DUARTE PAES
Em tempos de “pandemia” temos que
nos reinventar... Foi o que aconteceu com o mundo e consequentemente com a
educação, o tempo todo temos que buscar alternativas para cumprir nosso papel,
propósitos e objetivos.
E nesse contexto vou relatar a
minha experiência enquanto professora de Apoio pedagógico, da EE Diógenes
Duarte Paes, escola onde faço parte da equipe desde novembro de 2019.
O meu trabalho é acompanhar e dar
suporte pedagógico para os alunos João Paulo e o Lucas Kauã, matriculados no 8º
Ano B, da referida Unidade Escolar. Nesse momento o maior objetivo é que os
alunos se mantenham conectados a escola, bem como nos conteúdos pedagógicos
programados para o ano letivo, e no caso deles todo esse conteúdo é adaptado
devido a deficiência que apresentam.
Durante esse período tivemos que
buscar recursos materiais para essa prática, utilizando das ferramentas
virtuais, porém no caso deles isso não é suficiente, então programamos
apostilas com atividades impressas para que desenvolvam em casa com apoio da
família.
Esse apoio familiar tivemos que
trabalhar num primeiro momento, pois as famílias demonstravam certa carência e
insegurança, nesse cenário conflituoso e atípico, necessitando de orientação e
apoio. Foi a primeira atividade que eu processei enquanto educadora. Entrei em
contato com a família e através de diálogos constantes, entender suas
necessidades e com quem eu poderia contar para o desenvolvimento do aluno
durante as atividades. Esse momento foi muito importante pois definiria a
pessoa que seria a minha voz, meus olhos e ouvidos junto ao aluno durante a
prática pedagógica. Foi uma
oportunidade de aproximação, que, pude observar uma avó em depressão, a mãe que
também apresenta uma deficiência intelectual, outra avó que cuida de outros
netos e mantenedora da casa, enfim, num momento atípico, com situações
complexas. Mas o negócio foi não desistir!
Então chegou o “dia das mães”, e
preparamos uma surpresa: força tarefa familiar e presenteamos as mães com o que
elas mais desejam, “colocar comida na mesa”, e lá se foram cestas básicas, com
um cartão demonstrando nosso carinho, respeito e admiração, e , acima de tudo o
quanto elas eram importantes. A partir daí tudo mudou e hoje tenho duas avós
mais que preparadas emocionalmente e comprometidas com a aprendizagem dos seus
netos.
Quanto aos alunos, estão
desenvolvendo satisfatoriamente as atividades, já que tem apoio familiar e em
todos os blocos de atividades enviadas, eles recebem uma dinâmica para
estimular o desenvolvimento do trabalho e nos aproximar, uma forma de amenizar
o distanciamento social. Essas dinâmicas envolvem carinho e empatia.
O resultado foi tão bom que hoje
o João Paulo participa de atividades no Zoom a pedido dele e da avó que o
acompanha. As aulas estão sendo ministradas aos sábados, é o dia da semana que
ele tem o computador da tia disponível, respeitei essa condição, pois não é
momento de criarmos barreiras, já temos muitas.
Na primeira dinâmica enviei uma
semente de feijão em um potinho, para que eles cultivassem, significando a
importância que tem o estudo na vida da pessoa, quanto mais rega e se dedica,
mais cresce.
A segunda dinâmica enviei uma
caixa de bombom, e uma cartinha do Lucas para o João e do João para o Lucas,
ressaltando a importância da amizade entre eles, e a necessidade do isolamento
social nesse momento (como se houvessem escrito um ao outro). E eles enviaram
um vídeo agradecendo um ao outro. A finalidade dessa dinâmica foi aproximá-los
nesse momento de isolamento, a fim de não se esquecerem do ambiente escolar.
A terceira dinâmica enviei um kit
festa junina (doces, bandeirinhas, chapéu, correio elegante), para não
esquecerem dessa comemoração, valorizando as questões culturais e folclóricas que
esse momento nos proporciona. O que foi trabalhado também em atividades
pedagógicas.
A quarta dinâmica enviei um porta
lápis e caneta (confeccionado por um aluno da escola), com materiais novos
dentro, demonstrando o reconhecimento por terem correspondido às atividades no
primeiro bimestre satisfatoriamente, com ótimos resultados.
Ressalto que todas as dinâmicas
foram acompanhadas de uma “cartinha” ou “bilhete”, dando significado à
dinâmica, caso contrário seria um mero presente.
Enfim temos que ensinar, pensar
no pedagógico, porém, não podemos nos esquecer dos aspectos humanos, que
permeiam a educação e é inerente ao ambiente escolar. Portanto a cada 20
dias entrego as atividades às famílias
com as orientações necessárias e através do WATTS APP converso com os alunos
toda semana para ter notícias deles e enviar vídeos educacionais.
Estou aposentada desde 2018 da
rede Estadual de Ensino, voltei nesse momento “pré pandemia”, e fui
surpreendida por ela. Posso garantir que está sendo uma das experiências mais
ricas da minha vida profissional e pessoal. Eu tinha que viver esse momento,
pois se fosse mera expectadora seria uma perda muito grande. Esse momento está
me proporcionando aprendizado e uma oportunidade única de crescimento.
Agradeço à Deus, à escola e toda
a Equipe Gestora que me acolheu e apoia o meu trabalho. Assim como o João Paulo
e ao Lucas, que sempre farão parte da minha história, ocupando um espaço eterno
no meu coração.
Professora Mara Silvia Damasco.
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