Experiências na Educação Especial durante a Pandemia.

ESCOLA ESTADUAL DIÓGENES DUARTE PAES

Em tempos de “pandemia” temos que nos reinventar... Foi o que aconteceu com o mundo e consequentemente com a educação, o tempo todo temos que buscar alternativas para cumprir nosso papel, propósitos e objetivos.
E nesse contexto vou relatar a minha experiência enquanto professora de Apoio pedagógico, da EE Diógenes Duarte Paes, escola onde faço parte da equipe desde novembro de 2019.
O meu trabalho é acompanhar e dar suporte pedagógico para os alunos João Paulo e o Lucas Kauã, matriculados no 8º Ano B, da referida Unidade Escolar. Nesse momento o maior objetivo é que os alunos se mantenham conectados a escola, bem como nos conteúdos pedagógicos programados para o ano letivo, e no caso deles todo esse conteúdo é adaptado devido a deficiência que apresentam.
Durante esse período tivemos que buscar recursos materiais para essa prática, utilizando das ferramentas virtuais, porém no caso deles isso não é suficiente, então programamos apostilas com atividades impressas para que desenvolvam em casa com apoio da família.
Esse apoio familiar tivemos que trabalhar num primeiro momento, pois as famílias demonstravam certa carência e insegurança, nesse cenário conflituoso e atípico, necessitando de orientação e apoio. Foi a primeira atividade que eu processei enquanto educadora. Entrei em contato com a família e através de diálogos constantes, entender suas necessidades e com quem eu poderia contar para o desenvolvimento do aluno durante as atividades. Esse momento foi muito importante pois definiria a pessoa que seria a minha voz, meus olhos e ouvidos junto ao aluno durante a prática pedagógica.   Foi uma oportunidade de aproximação, que, pude observar uma avó em depressão, a mãe que também apresenta uma deficiência intelectual, outra avó que cuida de outros netos e mantenedora da casa, enfim, num momento atípico, com situações complexas. Mas o negócio foi não desistir!
Então chegou o “dia das mães”, e preparamos uma surpresa: força tarefa familiar e presenteamos as mães com o que elas mais desejam, “colocar comida na mesa”, e lá se foram cestas básicas, com um cartão demonstrando nosso carinho, respeito e admiração, e , acima de tudo o quanto elas eram importantes. A partir daí tudo mudou e hoje tenho duas avós mais que preparadas emocionalmente e comprometidas com a aprendizagem dos seus netos.
Quanto aos alunos, estão desenvolvendo satisfatoriamente as atividades, já que tem apoio familiar e em todos os blocos de atividades enviadas, eles recebem uma dinâmica para estimular o desenvolvimento do trabalho e nos aproximar, uma forma de amenizar o distanciamento social. Essas dinâmicas envolvem carinho e empatia.
O resultado foi tão bom que hoje o João Paulo participa de atividades no Zoom a pedido dele e da avó que o acompanha. As aulas estão sendo ministradas aos sábados, é o dia da semana que ele tem o computador da tia disponível, respeitei essa condição, pois não é momento de criarmos barreiras, já temos muitas.

Na primeira dinâmica enviei uma semente de feijão em um potinho, para que eles cultivassem, significando a importância que tem o estudo na vida da pessoa, quanto mais rega e se dedica, mais cresce. 


A segunda dinâmica enviei uma caixa de bombom, e uma cartinha do Lucas para o João e do João para o Lucas, ressaltando a importância da amizade entre eles, e a necessidade do isolamento social nesse momento (como se houvessem escrito um ao outro). E eles enviaram um vídeo agradecendo um ao outro. A finalidade dessa dinâmica foi aproximá-los nesse momento de isolamento, a fim de não se esquecerem do ambiente escolar.



A terceira dinâmica enviei um kit festa junina (doces, bandeirinhas, chapéu, correio elegante), para não esquecerem dessa comemoração, valorizando as questões culturais e folclóricas que esse momento nos proporciona. O que foi trabalhado também em atividades pedagógicas.



A quarta dinâmica enviei um porta lápis e caneta (confeccionado por um aluno da escola), com materiais novos dentro, demonstrando o reconhecimento por terem correspondido às atividades no primeiro bimestre satisfatoriamente, com ótimos resultados. 


Ressalto que todas as dinâmicas foram acompanhadas de uma “cartinha” ou “bilhete”, dando significado à dinâmica, caso contrário seria um mero presente.


Enfim temos que ensinar, pensar no pedagógico, porém, não podemos nos esquecer dos aspectos humanos, que permeiam a educação e é inerente ao ambiente escolar. Portanto a cada 20 dias  entrego as atividades às famílias com as orientações necessárias e através do WATTS APP converso com os alunos toda semana para ter notícias deles e enviar vídeos educacionais.

Estou aposentada desde 2018 da rede Estadual de Ensino, voltei nesse momento “pré pandemia”, e fui surpreendida por ela. Posso garantir que está sendo uma das experiências mais ricas da minha vida profissional e pessoal. Eu tinha que viver esse momento, pois se fosse mera expectadora seria uma perda muito grande. Esse momento está me proporcionando aprendizado e uma oportunidade única de crescimento.


Agradeço à Deus, à escola e toda a Equipe Gestora que me acolheu e apoia o meu trabalho. Assim como o João Paulo e ao Lucas, que sempre farão parte da minha história, ocupando um espaço eterno no meu coração.

Professora Mara Silvia Damasco.

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