O Ensino Híbrido no cenário da Educação Especial e Inclusiva

  Vivemos um período de muitas urgências. Na educação, tornou-se imprescindível a concretização de algo que vinha sendo adiado há muito tempo: o ensino remoto e o uso das novas tecnologias. 

É premente a necessidade de as escolas, cada vez mais, lançarem mão de recursos tecnológicos. As tecnologias on-line favorecem a comunicação e a interação entre professores e alunos, possibilitam a flexibilidade e a personalização do ensino, e favorecem o aprendizado de cada aluno de acordo com seu próprio ritmo. 

Dessa forma, o ensino remoto e o uso da tecnologia como ferramenta trouxe um novo olhar também para a Educação Especial, na perspectiva de uma educação efetivamente inclusiva, especialmente pela possibilidade de os alunos participarem do processo ensino-aprendizagem num ambiente mais tranquilo e favorável, fora do ambiente escolar, que muitas vezes se torna agitado, barulhento e angustiante.

 Nesse período de quarentena em que essa prática de ensino à distância foi utilizada, tivemos experiências muito positivas com alunos da Educação Especial, com Transtornos Afetivos e com Transtornos de Aprendizagem. Os atendimentos individualizados dos professores e dos profissionais de apoio pedagógico, as aulas ao vivo e gravadas, o uso das redes sociais e outras ferramentas tecnológicas trouxeram muitos benefícios. Alunos com Transtorno do Espectro Autista que não se socializavam em sala de aula presencialmente, passaram a conversar com professores e colegas através do chat; alunos com Transtornos Afetivos realizaram todas as atividades propostas e se comunicaram com o professor após dois anos de reclusão; alunos com Síndrome de Down ficaram felizes por conseguir realizar a tarefa no formulário do Google; alunos com Deficiência Intelectual aprenderam a usar o teclado do celular para fazer as atividades, reconhecendo as letras do alfabeto e já enviando mensagens simples pelo aplicativo para seus pais, colegas e professores.

 Certamente, estamos iniciando um caminho longo, mas que já se mostrou fascinante na busca de uma prática mais assertiva e eficiente.

 Agora estamos diante de um outro desafio: como esses alunos voltarão para as aulas presenciais? O retorno não será nada fácil, pois terão que se readaptar ao convívio social e às angústias no ambiente escolar.

 O Ensino Híbrido surge como uma nova estratégia de ensino que pode amenizar as dificuldades desse retorno. Trata-se de uma combinação de práticas presenciais e remotas, por meio do uso de ferramentas digitais com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem. Essa é uma prática promissora para uma educação inclusiva de fato, pois sabemos que a falta de assiduidade de alguns alunos por motivos de mobilidade física e/ou questões sócio emocionais são um empecilho para o fluxo da aprendizagem. 

Por essas razões, recomendo fortemente a regulamentação dessa modalidade especificamente para a Educação Especial, para que todos os alunos, independente de suas particularidades, possam dar continuidade aos estudos e desenvolver novas habilidades durante todo o ano letivo.

 A combinação de práticas presenciais e remotas com o apoio dos profissionais da educação e o envolvimento das famílias, trará novas e muitas possibilidades de atuação, incrementando a tranquilidade e a sensação de pertencer ao processo de aprendizagem no âmbito escolar, tanto para os alunos quanto seus familiares. 



Carina Zanini Professora na Rede Pública do Estado de São Paulo, com especialização em Práticas de Ensino de Geografia, em Educação Inclusiva, cursando Neuropsicopedagogia.

9 comentários:

  1. Artigo incrível! Um novo modo de perceber as múltiplas inteligências! Parabéns, Carina! Vocé é Luz!❤

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  2. Professora Carina, sou eu Myrella, sua ex aluna do Anchieta do sexto ano...que alegria te reencontrar discorrendo sobre a Educação Inclusiva, hoje sou professora do AEE do município, quanto a aprender com você ainda! Era sua fã, agora ainda mais!

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    1. Que alegria te encontrar! Precisamos conversar e trocar experiências! Beijo

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  3. Obrigada Carina, por sua grande contribuição para o nosso ATPC no Orozimbo!!!!

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  4. Carina, só tenho há dizer OBRIGADA! Obrigada por colaborar, dividindo seu conhecimento conosco. Tenho o privilégio de trabalhar com você, ter seu apoio sempre que preciso. Você é Incrível! Estou aguardando os próximos artigos. Parabéns!!!
    Beijos! Silmara

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  5. O privilégio é meu, aprendemos juntas sempre!! Obrigada.

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  6. Parabéns, belo artigo, como sempre nos trazendo reflexões sobre o ensino inclusivo pra TODOS. Um forte abraço!
    Rodrigo Carvalho

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