Minha experiência durante a pandemia com alunos surdos.
Vou compartilhar minha experiência, em teletrabalho, durante a pandemia da COVID 19.
Estou fazendo vários jogos no google forms. Os alunos estão adorando e realizando-os. Além de ficar registrada a participação, é uma atividade complementar prazerosa e lúdica.
Como tenho pais que não sabem Libras, faço em Libras/Português. A abordagem bilíngue, é um direito do surdo ( Decreto Federal no 5.626, de 22 de dezembro de 2005). Além dos surdos conseguirem jogar sozinhos, um outro lado bem positivo , é que dessa forma, os pais conseguem acompanhar seus filhos nessas atividades, fortalecendo o afeto, a comunicação e a integração familiar.
Cada jogo que desenvolvo, procuro trabalhar habilidades diferenciadas que prendem a atenção e estimulam sua realização. Neste jogo específico “O feijãozinho surdo”, trabalhei: leitura, compreensão, localizar informações explícitas no contexto, conhecimento, atenção sustentada, memória operacional e visual, imagem mental, atenção sustentada ,compreensão, raciocínio para a interpretação, solução de problemas, monitoração de erros, concentração e uma infinidade de outras habilidades...
Está sendo um período de desafios e muito trabalho, pois a pandemia nos pegou de surpresa e o que fiz, foi buscar alternativas que funcionassem melhor para nossos alunos com resultados bem significativos.
Referências: “O feijãozinho surdo”. https://www.youtube.com/watch?v=rkrVlSj4oWs
Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volumes I e II. Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael (editores); ilustrações Silvana Marques. 2ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.
Maria Fátima Baldasso Ramos
Professora Especialista DA/DI
Amparo - Diretoria de Ensino de Mogi Mirim
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