Minha experiência durante a pandemia com alunos surdos.


Vou compartilhar minha  experiência, em teletrabalho, durante a pandemia da COVID 19.

Estou fazendo vários  jogos no google forms. Os alunos estão adorando e realizando-os. Além de ficar registrada  a participação,  é  uma atividade complementar prazerosa e lúdica.

Como tenho pais que não sabem Libras, faço em Libras/Português. A abordagem bilíngue, é um direito do surdo ( Decreto Federal no 5.626, de 22 de dezembro de 2005). Além dos surdos conseguirem jogar sozinhos, um outro  lado bem  positivo , é que  dessa  forma,  os pais conseguem acompanhar seus filhos nessas atividades, fortalecendo o afeto, a comunicação  e a integração familiar. 

Cada jogo que  desenvolvo, procuro   trabalhar habilidades diferenciadas que prendem a atenção e estimulam sua realização. Neste jogo específico “O feijãozinho surdo”, trabalhei: leitura, compreensão, localizar informações explícitas no contexto, conhecimento, atenção sustentada, memória operacional e visual, imagem  mental, atenção sustentada ,compreensão, raciocínio  para a interpretação, solução de problemas, monitoração de erros, concentração e uma infinidade de outras habilidades... 

Está sendo um período  de desafios e muito trabalho, pois a pandemia nos pegou de surpresa e o que fiz, foi buscar alternativas que funcionassem melhor para nossos alunos com resultados bem significativos.

 


Referências: “O feijãozinho surdo”.  https://www.youtube.com/watch?v=rkrVlSj4oWs

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira, Volumes I e II. Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael (editores); ilustrações Silvana Marques. 2ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.


 Maria Fátima Baldasso Ramos

 Professora Especialista DA/DI

Amparo - Diretoria de Ensino de Mogi Mirim

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