PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O professor atuante na modalidade de Educação Especial
deve ter como princípio a Educação Inclusiva, partindo do
pressuposto de que todos os alunos têm direito de estar juntos,
convivendo e aprendendo.
O professor especializado deve estar atento às possibilidades
de acesso, tanto físico como de comunicação, a partir
do conhecimento dos recursos necessários e disponíveis, o que
permite o desenvolvimento pleno do humano.
Aliado a isso, coloca-se a questão didática, pois o professor
especializado deve ter a clareza das características próprias
de seu trabalho, que não pode avançar sobre aquele da sala
comum. Guarda-se, assim, uma relação dialética entre o professor
da sala comum e o professor especializado, devendo ser
próprio deste último a competência para trabalhar com o aluno
as questões relativas às dificuldades geradas pela deficiência.
Não pode ser esquecida, também, a amplitude do olhar que
o professor especializado deve ter com relação a seus colegas da
sala comum, à equipe escolar como um todo e à comunidades,
principalmente, à família do aluno.
Enfim, impõe-se ao professor especializado a percepção
das contínuas mudanças sociais que foram se concretizando ao
longo do tempo, tendo como referência a questão da diversidade.
Neste contexto, é importante o conhecimento da evolução
das políticas públicas, refletidas na legislação atual, principalmente
no que se refere ao Brasil e ao estado de São Paulo.
O professor de Educação Especial deve apresentar o
seguinte perfil:
1. Demonstrar conhecimento dos aspectos históricos da
relação da sociedade com as deficiências e a pessoa com
deficiência.
2. Conhecer as várias tendências na abordagem teórica da
educação das pessoas que apresentam necessidades educacionais
especiais.
3. Ser capaz de produzir e selecionar material didático em
vista do trabalho pedagógico.
4. Dominar noções dos aspectos fisiológicos e clínicos das
deficiências.
5. Identificar as necessidades educacionais de cada aluno
por meio de avaliação pedagógica.
6. Elaborar Plano de Atendimento no Serviço de Apoio Pedagógico
Especializado - SAPE, visando a intervenção pedagógica
nas áreas do desenvolvimento global e encaminhamentos
educacionais necessários.
7. Desenvolver com os alunos matriculados em classes
comuns atividades escolares complementares, submetendo-as a
flexibilizações, promovendo adaptações de acesso ao currículo e
recursos específicos necessários.
8. Conhecer os indicadores que definam a evolução do
aluno em relação ao domínio dos conteúdos curriculares e
elaborar os registros adequados.
9. Interagir com seus pares, com a equipe escolar como
um todo, com a família e com a comunidade, favorecendo a
compreensão das características das deficiências.
10. Utilizar-se das diversas contribuições culturais para facilitar
aos alunos sua compreensão e inserção no mundo.
Habilidades do professor de Educação Especial
Deficiência Física
1. Identificar os vários aspectos de como se apresentam
a deficiência e decidir sobre os recursos pedagógicos a serem
utilizados.
2. Conhecer os Recursos de Comunicação Alternativa.
3. Conhecer Recursos de Acessibilidade ao Computador.
4. Reconhecer e identificar materiais pedagógicos: engrossadores
de lápis, plano inclinado, tesouras adaptadas, entre
outros.
5. Identificar formas adequadas de acompanhamento do
uso dos recursos alternativos em sala de aula comum.
Deficiência Auditiva
1. Identificar aspectos culturais próprios da comunidade
surda.
2. Dominar a metodologia de ensino da Língua Portuguesa
para Surdos.
3. Dominar a metodologia do ensino da Língua Brasileira
de Sinais - LIBRAS.
4. Dominar o ensino com LIBRAS.
5. Reconhecer e identificar materiais didáticos e pedagógicos
com base na pedagogia visual e na Libras, entre outros.
Deficiência Visual
1. Dominar o ensino do Sistema Braille.
2. Demonstrar o domínio de conhecimentos sobre orientação
e mobilidade e sobre atividades da vida autônoma.
3. Dominar conhecimentos para uso de ferramentas de
comunicação: sintetizadores de voz para ler e escrever via
computador.
4. Dominar a técnica de Soroban.
5. Identificar material didático adaptado e adequado, de
acordo com a necessidade gerada pela deficiência (visão subnormal
ou cegueira).
Deficiência Intelectual
1. Identificar e ser capaz de avaliar a necessidade de elaboração
de Adaptação Curricular.
2. Diante de situações de diagnóstico, ser capaz de avaliar a
necessidade de Currículo Natural Funcional para a vida prática, e
habilidades acadêmicas funcionais.
3. Identificar materiais didáticos facilitadores da aprendizagem
como alternativas de se atingir o mesmo objetivo proposto
para sala do ensino comum, levando em conta os limites impostos
pela deficiência.
4. Identificar habilidades básicas de autogestão e específicas
visando o mercado de trabalho.
5. Reconhecer situações de favorecimento da autonomia do
educando com deficiência intelectual.
Bibliografia para Educação Especial
Deficiências / Inclusão - Geral
1. BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um Olhar sobre a Deficiência.
Campinas: Papirus, 1998.
2. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar - O que
é ? Por quê? Como Fazer? 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
3. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação Especial
no Brasil História e Políticas Públicas, SP, Cortez, 1996.
4. MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais.
Porto Alegre: Art Med, 2003.
5. ROSITA, Edler Carvalho. Educação Inclusiva com os Pingos
nos Is. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
6. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma
Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
7. STAINBACK, S. STAINBACK, W. Inclusão: um guia para
educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul, 1999.
Deficiência Auditiva
8. GOES, M. C. R. de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 1996.
9. GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição
humana numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo, SP:
Plexus: 1997.
10. SKLIAR, Carlos. A Surdez: um Olhar sobre as Diferenças.
3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
Deficiência Física
11. BASIL, Carmen. Os alunos com paralisia cerebral: desenvolvimento
e educação. In: COLL,C.; PALACIOS,J.; MARCHESI, A.
Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas
especiais e aprendizagem escolar. Vol.3 Porto Alegre: Artes
Médicas, 1995 (pp 252-271).
Deficiência Mental
12. AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION.
Retardo mental: definição, classificação e sistemas de apoio.
Tradução por Magda França Lopes. 10. Ed. Porto Alegre: Artmed,
2006.
13. OMS - Organização Mundial da Saúde, CIF: Classificação
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Centro
Colaborador da Organização Mundial da Saúde para a Família
de Classificações Internacionais, org.; coordenação da tradução
Cassia Maria Buchalla]. São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo - EDUSP; 2003.
Deficiência Visual
14. AMORIN, Célia Maria Araújo de e ALVES, Maria Glicélia.
A criança cega vai à escola: preparando para alfabetização.
Fundação Dorina, 2008.
15. LIMA, Eliana Cunha, NASSIF, Maria Christina Martins e
FELLIPE, Maria Cristina Godoy Cruz. Convivendo com a baixavisão:
da criança à pessoa idosa. Fundação Dorina, 2008.
Documentos para Educação Especial
Deficiências / Inclusão - Geral
1. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília, MEC/SEF, 1999.
Deficiência Física
2. BRASIL. Ministério da Educação. Atendimento educacional
especializado: deficiência física. Brasília: SEESP/SEED/
MEC, 2007.
3. BRASIL. Ministério da Educação. Estratégias e orientações
pedagógicas para a educação de crianças com necessidades
educacionais especiais: dificuldades de comunicação e sinalização:
deficiência múltipla. Secretaria de Educação Especial.
Brasília: MEC/SEESP, 2002.(Educação Infantil, vol. 5).
4. BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e Práticas da
Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às
necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência
física/neuro-motora. Secretaria de Educação Especial. Brasília:
MEC/SEESP, 2006.
Deficiência Mental
5. BRASIL. Ministério da Educação. Atendimento Educacional
Especializado: Deficiência Mental. Secretaria de Educação
Especial. MEC/SEESP, Brasília, 2007.
6. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Inclusiva:
Atendimento Educacional para a Deficiência Mental. Secretaria
de Educação Especial. MEC/SEESP, Brasília, 2005.
Deficiência Visual
7. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Especial:
Construção do Pré-Soroban. MEC/SEESP, Brasília.
8. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Especial: Grafia
Braille para a Língua Portuguesa. MEC/ SEESP, Brasília, 2006.
9. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Especial:
Orientação e Mobilidade - Conhecimentos básicos para a
inclusão da pessoa com deficiência visual. MEC/SEESP, Brasília.
(1) Cf. "Diretrizes curriculares aos cursos de graduação em
Filosofia", Secretaria de Ensino Superior/MEC-SESU, Comissão
de Especialistas de Ensino de Filosofia (N. G. Gomes,
Nenhum comentário:
Postar um comentário