Projeto Rádio Patroa

EE PROF.ALBINO MELO DE OLIVEIRA


 

PROJETO RÁDIO PATROA

PROFª RESP. LÚCIA HELENA LACERDA


 


 

    Trata-se de um teatro infantil, realizado pela 7ªA com participação especial das 6ªs A e B que se apresentaram exclusivamente nas danças.

Trabalhamos poesias, propagandas, notícias, textos humorísticos, relatos, tudo isso motivados pelo caderno do aluno-Linguagens, códigos e suas tecnologias-LP.

Nossa peça era uma rádio, onde os ouvintes ligavam, falavam um pouco de sua vida, pediam uma música e a ofereciam.

Os locutores da rádio comandavam a peça interagindo com os ouvintes e a platéia.

Apresentaram-se na peça 5 personagens de tipos diferentes:


 

1ª Personagem- Drª Sebastiana- mestre em P.H.L. ( piadas hilárias para loiras), doutora, especialista em loiras, escritora, onde pudemos obter profundos ensinamentos filosóficos, científicos da área citada.

2º Personagem- Sr.Mané- um apreciador de cachaças que adora poesias. Pudemos nos deliciar com suas declamações um tanto grotescas, pois o mesmo se encontrava com teor alcoólico um pouco acima do normal.

3º Personagem-Joseph Klimber (cidadão) e Narrador glamouroso, pois não sabíamos quem tinha uma performance melhor se era o aluno que interpretava J.K. ou o aluno que narrava a situação. Ambos foram excelentes!

Mostramos a dramática e cômica história de J.K., pois o texto relata sua persistência e vontade de viver. OBS: A expressão corporal apresentada foi maravilhosa!!!

4º Personagem- Chica Barnabé- conhecidíssima, contadora de causos que viaja o Brasil todo principalmente o interior.

5ª Personagem- Britiner Spinha- artista internacionalmente conhecida que veio ao nosso país para "experimentar" as delícias brasileiras. Ficou encantada com algumas comidas e autoridades locais.

A medida que cada ouvinte ligava para o rádio ele pedia sua música. Nesse momento grupos de dança se apresentavam tornando a Rádio Patroa mais atraente e divertida.

Apreciamos também as deliciosas notícias e propagandas dos alunos.

Os alunos fizeram um trabalho de pesquisa, leitura, escrita e atuação. Houve interação entre alunos e professores ( aumentou a qualidade da aula). Percebemos que a auto-estima deles estava elevada. Sabemos que os conhecimentos adquiridos dificilmente serão esquecidos.

Na atividade diferenciada podemos conhecer melhor os alunos, superamos desafios e crescemos juntos. Confesso, alguns alunos me surpreenderam pela sua capacidade de interpretar, sua responsabilidade e interesse. Ficou claro que trabalhar a peça foi uma atividade excessivamente árdua, porém edificante para todos. Quem não gosta de ser aplaudido?

Peça apresentada em 24 de Outubro/2009


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas