Páginas
- Início
- Escolas que possuem AEE ns Diretoria de Ensino Região de Jundiaí
- Bibliografia para Concurso da SEESP
- Plano de Ação
- Material Didático (livros,textos,...)
- Transtorno do Espectro Autista
- Como atuar na àrea da Educação Especial
- Vídeos sobre Educação Especial
- Atendimento Domiciliar
- Classe Hospitalar - Grendacc
- AEE Deficiência Auditiva
- AEE Deficiência Física
- AEE Deficiência Visual
Conflito pedagógico...
Texto:INCLUSÃO ESCOLAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, Miralha, Jussara Oliveto; Schulunzen, Elisa Tomoe Morya.
Nele as autoras discorrem sobre a inclusão a partir dos anos 50 e posteriormente sobre a política pública de inserir os alunos deficientes na rede pública, primeiro através da educação especial nas classes especiais e num segundo momento através do serviço das salas de recurso.
Parte da Declaração de Salamanca onde a diversidade começa a ser contemplada, a questão do acesso a escola pública regular chegando a adaptação currícular como forma de prover oportunidade a todos de desfrutar dos conhecimentos historicamente construidos na escola pública. Até ai estava tudo certo, sempre estudei o tema e tive isso como alavanca das ações que permeam a minha vida de professor.
No paragrafo seguinte o texto orienta sobre as Diretrizes Nacionais da Educação e passa pelos PCNs onde são focados as orientações didáticas a respeito de avaliação, autonomia, diversidade, intenção e cooperação, disponibilidade para a aprendizagem, organização do tempo e espaço e seleção de materiais...levando-nos a pensar em:
ADAPTAÇÃO CURRÍCULAR.
No PCN a ADAPTAÇÃO CURRÍCULAR dispõe sobre as possibilidades educacionais de atuar frente as dificuldades de aprendizagem dos alunos (...)implicam em planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender, como e quando aprender e de que forma deve ser organizado para ser mais eficiente para o processo de aprendizagem e como e quando avaliar o aluno.
no decorrer ele sita a possibilidade de adaptações visando um ensino individualizado dentro do ensino comum usando técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação e conteúdo. Fiquei com isso rolando na cabeça, nós falamos em inclusão e vamos modificar todo o contexto da sala de aula e tratar o aluno de forma diferenciada, trazendo a tona a diferença e subjetivando o que "imaginamos" que o aluno saiba ou seja capaz de aprender!!!! Estou em conflito pedagógico, será que estamos excluindo a possibilidade de nossos alunos aprender oferendo adaptação currícular!
Dizem que de boas intenções o inferno está cheio...pois eu me pergunto, será que acreditando que fazendo adaptação currícular estamos realmente fazendo inclusão?
Acabamos com as classes especiais por que não queriamos segregação, implantamos os serviços de apoio e as adaptações currículares e de alguma forma estamos implantando reguladores externos da aprendizagem que são baseadas na "falta" do que supomos.
Será que o caminho desse impasse deva passar pela transformação da nossa forma de lidar com o conteúdo escolar e privilegiar as diferentes formas de elaborar o conhecimento? Não sei o que você pensa sobre isso, alias gostaria de saber.
(texto sem correção, feito no momento do confronto de idéias)
Lente de Aumento para Baixa Visão
Pessoal,
Seguem dois links para programas que funcionam como lentes de aumento na
tela do computador. Pode ser útil para pessoas com baixa visão.
O download grátis.
http://www.baixar. info/download/ 21055-ozzoom. html
http://sourceforge. net/projects/ magnifier/ files/magnifier% 20for%20Windows/ 3.4/Vmg3. 4_install. exe/download
JOVEM SURDO
Vão participar evento e interesse encontro-ponto interação Jovem de Surdos é Mineira
Bem vindo visitar site http://www.jovenssu rdos.org. br/ejsmg/
Abraço
Antônio Campos de Abreu
http://historiadesu rdos.blogspot. com/Nos dias 14 e 15 de agosto, a Associação Mantenedora Pandorga, de São Leopoldo/RS, promoverá Seminário sobre Autismo Grave, dirigido a familiares de autistas, bem como estudantes e profissionais da área da saúde, serviço social e educação.
O evento ocorrerá no auditório do Campus SETREM e terá a presença de profissionais renomados, como: Fernando Gustavo Stelzer, Médico e Mestre em Neurologia (Universidade de São Paulo/USP); Heide Kirst, graduada em Educação Especial (Institut d´Études Sociales de Genebras/Suíça) ; Jacqueline Kalakun, graduada em Serviço Social (PUC), Especialista em Administração e Projetos Sociais (Universidade Gama Filho/RJ), Gestão de RH (Fundação de Recursos Humanos/POA) e Desenvolvimento de Grupos (Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos/POA) e Mestranda em Educação (ULBRA) e Alexandre José da Silva, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISINOS), Especialista em Direito do Trabalhador (Universidade Castelo Branco) e servidor do Ministério Público do Estado, no cargo de Assistente de Promotoria de Justiça.
Os temas a serem tratados apresentarão a história e atualidades do autismo, características comportamentais, aspectos neurológicos, além de direitos, questões de cidadania, entre outros.
As vagas serão limitadas.
Interessados devem anexar à ficha de inscrição que se encontra no site www.pandorgaautismo .org (atividades de formação/agenda) e enviar ao e-mail pandorga.formacao@ terra.com. br.
O investimento é de R$ 20 para profissionais.
Para familiares de autistas a participação é gratuita.
*ALTERAÇÃO DE HORÁRIO: DERRUBANDO BARREIRAS, AGORA, A PARTIR DAS 14H30 DAS
SEGUNDAS. REPRISE AOS SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 20H30.*
**
*Ouça pela Rádio Eldorado AM, todas as segundas-feiras, às 14h30
e aos sábados e domingos, reprise às 20h30 horas, o programa*
**
**
*Derrubando Barreiras - Acesso para Todos*
*Acesso Universal: novo conceito da Eldorado*
**
**
Na próxima segunda-feira (19), o programa Derrubando Barreiras - Acesso para
Todos, apresentado atualmente por Marta Gil, entrevista Pedro Farjala
Rocha, que aos 17 anos já desponta como uma das promessas do tênis para
cadeirantes. Com apenas 3 meses de vida, o atleta teve seus movimentos
comprometidos por conta de uma neurofibrose e aos 11 anos de idade já havia
descoberto no esporte uma maneira de se divertir e superar seus limites.
Participa também do programa, deixando um depoimento, Patrícia Goloni,
presidenta da ONG V.I.D.A.S - uma instituição que oferece atividades
esportivas para pessoas com deficiência.
Não perca!
Você é o nosso convidado para derrubar mais esta barreira!
*Derrubando Barreiras - Acesso para Todos / Apresentação: Marta Gil*
***Todas as segundas-feiras, às 14h30. Reprise aos sábados e domingos,
20h30.*
*Rádio Eldorado AM (700 kHz)*
Pela Internet, no novo sitio www.territorioeldor ado.com.br
E acesse também o http://derrubandoba rreirasacessopar atodos.blogspot. com