Setembro colorido: azul e verde são as cores da inclusão das pessoas com deficiência


Setembro colorido: azul e verde são as cores da inclusão das pessoas com deficiência
No mês de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no dia 21, início da Primavera, início de um novo tempo. Por esta razão, a Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza série de eventos que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso à cultura para a comunidade surda: é a valorização da cultura surda na campanha “Setembro Azul”.

As ações começam em 1º de setembro com uma campanha no Facebook, que ao longo do mês trará informações, curiosidades, dicas cinematográficas e anunciará o concurso para que a comunidade surda escolha os sinais da Casa das Rosas. Os interessados podem enviar o seu sinal para: https://www.facebook.com/casadasrosas/. A escolha é no dia 16 de setembro, às 19h, durante o sarau “Slam do Corpo”, uma "batalha" de poesia que mistura língua de sinais, voz, português, texto escrito e expressão corporal.

Durante todo o mês, diversas ações acontecerão na Casa das Rosas, como a palestra sobre a história da Libras, que acontece em 03 de setembro, a partir das 15h, e a contação de histórias em Libras-Português sobre o museu e a avenida Paulista, no dia 17 de setembro, às 14h e 15h.

Setembro é um mês repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos, como o Dia Nacional do Surdo, 26. Dia 30 de setembro é o Dia Mundial do Surdo. De acordo com dados do Censo IBGE 2010, no Brasil há cerca de 9,7 milhões de surdos.

Também a Federação Estadual das Apaes de São Paulo (Feapaes-SP) comemora o “Setembro Verde”. Neste ano, o lançamento foi na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 31 de agosto, com participação do Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes.  O objetivo do evento é desenvolver atividades junto às Apaes do Estado de São Paulo para a conscientização da população sobre a inclusão social das pessoas com deficiência.

O calendário de atividades do “Setembro Verde” inclui desfile cívico, em 7 de setembro; 13 de setembro será o Dia de Incluir em escolas e universidades; 20 de setembro é o dia de Jogos Cooperativos com alunos da rede regular de ensino; e no dia 27 de setembro é a vez do “Visite uma empresa amiga”, quando os usuários das Apaes do Estado de São Paulo devem visitar empresas locais para que conheçam o trabalho e interajam com os funcionários.
Fonte:http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas