O Atendimento Pedagógico Especializado (AEE) trabalha com o
aluno com deficiência em sua especificidade e neste sentido temos feito questões que orientam a elaboração das atividades que construímos para
alcançar a necessidade do nosso público.
Na elaboração das atividades referentes ao AEE, é preciso ter
em mente a seguinte pergunta: O que o aluno precisa aprender?
Você pode achar essa
informação a partir da Avaliação Inicial do Anexo I da Instrução CEGEB de 15 de
janeiro de 2015. Lá terá um apanhado completo para conhecer melhor as
necessidades de seus alunos.
A partir dessa avaliação é a hora de traçar um plano de
atendimento para esse aluno. Nele terá que pensar nos objetivos mais imediatos
que são chamados de curto prazo, nos
objetivos de médio prazo precisam de alguns pré-requisitos
para acontecer e finalmente os objetivos
maiores que acabam demorando mais tempo, os chamados de longo prazo.
Antes de pensar em
atividade, é necessário ter um objetivo como dito anteriormente e a partir dele
buscar atividades referentes ao que se pretende alcançar e/ou desenvolver com o
estudante.
Então os pontos de
partida são: O que aluno deve aprender? Qual objetivo se deseja alcançar com
esse aluno?
Isso estabelecido, aí
sim é a hora de procurar atividades e materiais que vão promover o alcance
desses objetivos que devem ser simples e alcançáveis e de preferência
estabelecidos por etapas.
Por exemplo:
Objetivo: que o aluno aprenda a escrever o próprio nome;
Metodologias: atividades utilizando letras móveis, escrita com apoio,
pareamento... O objetivo foi alcançado?
Se sim, deve-se
construir novos conhecimentos para que haja avanços pedagógicos e estabelecer
uma meta subsequente. Qual seria o próximo objetivo? Que o aluno aprenda a
escrever o nome sem o apoio?
Retome o Anexo I,
verifique as habilidades já desenvolvidas e as habilidades que precisarão ser
trabalhadas. Para os alunos que estão em processo de alfabetização podemos
deixar uma orientação aos pais em relação a mediação das atividades.
Todas as atividades
pedagógicas propostas devem estar em consonância com o currículo Paulista e/ou
com Plano de Atendimento Individualizado- PAI.
Então já avaliamos, traçamos nossos objetivos, construimos o plano de trabalho e ai começamos a pensar qual a melhor metodologia para atingir os nossos alunos principalmente em tempos de pandemia e a resposta pode estar em como você consegue envolver seus alunos nas atividades que está propondo, para a aprendizagem acontacer ou seja ser ativa o aluno precisa pensar a respeito do que está fazendo.
Então na metodologia ativa devemos problematizar as situações que estamos trabalhando com o aluno, para isso eu preciso saber mais informações sobre ele como:o aluno responde quando faço questionamentos a ele? Qual é a àrea ou o que disperta o intersse dele? Ele consegue aprender executando uma tarefa? O que ele sabe a respeito do tema que eu estou propondo?
Para propor qualquer atividade é preciso compreender como se dá a construção de conhecimento com o meu aluno, cada pessoa possui uma forma diferente de aprender e de significar as aprendizagens e só vou conseguir fazer com que meu aluno aprenda se for respeitadas todas as suas características individuais.
Nesse tempo de afastamento precisamos também conhecer as ferramentas que cada aluno dispõe para ter acesso ao que estamos propondo. Esse fato muitas vezes é determinante para o tipo de atividade que vou poder utilizar.
Lembre-se de enviar atividades que são importantes na vida do aluno neste momento, e certificando-se que ele consegue dar uma resposta ao questionamento.
Procure fazer o apoio anterior a atividade, dividindo a mesma em pequenas partes, enviando uma por vez Eao final de cada atividades retome sempre que possível o tema que foi proposto no objetivo mais amplo,que seria a atividade inteira sem a segmentação.
Espero ter podido ajudar e me coloco a disposição para conversarmos um pouco mais e esclarecer pontos que ainda não ficaram claros...
Olha a fala do professor Moran nessa entrevista com a Monshot sobre Metodologias Ativas a fala é para todas as áreas e não específica da educação especial, mas adorei a forma que abordam a educação a partir das crises que estamos vivendo :
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