Por que ter Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola?

 

Quando pensamos em ter o serviço de AEE estamos considerando que a Educação é um direito fundamental e subjetivo, constitucionalmente garantido a todos os cidadãos, independente de quaisquer características, as instituições de ensino, independente da natureza, redes, sistemas, modalidades ou níveis em que ocorram, ao lume de todas as cartas legais, obrigatoriamente precisam garantir a educação de qualidadeigualitáriainclusiva e centrada no respeito à diversidade humana.

     A inclusão escolar é um processo que vem se consolidando e necessita ser fomentada cada vez mais no dia-a-dia e que, mais do que uma garantia de direitos, é uma questão de humanidade e de respeito ao próximo, principalmente em se tratando de pessoas com condições específicas de desenvolvimento, fragilidade ou vulnerabilidade.

         A Educação Especial faz parte da Educação Inclusiva e abrange um público específico, com demandas e atendimentos específicos que são os estudantes com Deficiência Física, Auditiva, Visual, Intelectual ou Múltipla, alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alunos com Superdotação/Altas-habilidades, são público específico da Educação Especial, conforme indica o artigo 58 da Lei Federal nº 9.394/1996, alterada pela Lei n.º 12.796/2013 (artigo 1.º); artigo 24, Inciso VI, § 1.º do Decreto n.º 3.298/1999; artigo 1.º, Inciso VIII, § 1.º do Decreto nº 7.611/2011, artigo 4.º da Resolução CNE/CEB n.º 04/2009; Parecer CNE/CEB n.º 13/2009; Parecer CNE/CEB n.º 17/2001; artigo 1.º da Deliberação CEE n.º 149/2016 e Indicação CEE 155/2016 e artigo 3º da Resolução SE 68/2017.

     A Educação Especial,  caracteriza-se como modalidade da educação escolar, entendida como um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica.

     Qualquer pessoa com deficiência, TEA ou superdotação são sujeitos de  direitos e, portanto, fazem jus a todos os direitos educacionais e, por conseguinte, direito à matrícula em qualquer modalidade de ensino, bem como a uma educação de qualidade, igualitária e centrada no respeito à diversidade humana com a garantia de atendimento a diferentes características, ritmos e estilos de aprendizagem, assegurando-se o acesso aos apoios necessários ao seu desenvolvimento no âmbito escolar, para garantir sua aprendizagem e seu desenvolvimento biopsicossocial, com condições e oportunidades de acesso, permanência e sucesso, respeitadas suas limitações na sua trajetória escolar.

      Para se assegurar as condições de permanência e sucesso na rede regular de ensino, há necessidade de garantir ao aluno o ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, onde o estudante tera o apoio para ter acesso ao conteúdo regular.

 Para oferecer o AEE a escola identificada a demanda, a Direção da Escola deverá assegurar a instrução de expediente, a serem com todos os documentos necessários descritos na Resolução SE 68 de 2017, devendo ser protocolado na Diretoria de Ensino, para competente análise e autorização.

O Atendimento Educacional Especializado pode ocorrer em Sala de Recurso (quando a escola possui espaço adequado para instalar o serviço) ou com Atendimento Itinerante (quando não há um espaço específico para montar a Sala de Recursos), dependendo da disponibilidade na escola.

Com a oferta do AEE a escola possibilita tanto ao estudante como ao seu corpo docente a oportunidade de melhorar a aprendizagem de todos os alunos, não só do público alvo da educação especial pois, oportuniza novas formas de ensinar e aprender pois o professor especialista trabalha em consonância com a equipe escolar e pode propor ações que possibilitam o acesso de todos os alunos e apoio aos professores em suas práticas.  

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