Diferença entre o Plano de Desenvolvimento Individual, Plano de Ensino Individualizado e Plano de Atendimento Individualizado

                                     PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

O PDI é um documento que contém histórico familiar do aluno, diagnósticos, medicamentos que utiliza, tratamentos que realiza, suas especificidades e particularidades, principais interesses e outras informações relevantes para sua melhor autonomia no espaço da escola, na sala de aula, na interação com seus professores, colegas e no aprendizado.

 Nesse documento deve ser abordado a relação aluno x família x escola.

 Segue abaixo os itens que o documento deve conter:

1. Identificação:

2. Dados familiares:

3. Informações sobre a Unidade Escolar:

4. História de vida

     4.1 História escolar (comum) e antecedentes relevantes;

     4.2  História escolar (especial) e antecedentes relevantes;

      4.3 Novo do encaminhamento para o Atendimento Educacional Especializado.

5. Avaliação Geral

    5.1 - Características do ambiente familiar (condições de moradia ou atitudes);

    5.2 - Convívio familiar (relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas);

    5.3 - Condições do ambiente familiar para a aprendizagem escolar;

    5.4 - Em relação a cultura e filosofia da escola;

    5.5 - Em relação à organização da escola;

    5.6 - Em relação aos recursos humanos;

    5.7 - Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários, professores, gestores, pais, etc);

    5.8 - Em relação ao professor da sala de aula regular.

6. Avaliação do aluno em relação a condição geral de saúde

    6.1- Têm diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, física ou intelectual,                transtorno do espectro autista ou superdotação?

    6.2 - Existem recomendações da área de saúde;

    6.3 - Necessidade educacionais especiais do aluno;

    6.3.1 - Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s) apresentada(s);

    6.3.2 - Sistema linguístico utilizado pelo aluno na sua comunicação;

    6.3.3 - Tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno;

    6.3.4 - Tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno; 

    6.3.5 - Implicações da necessidade educacional especial do aluno para a acessibilidade curricular;

    6.3.6 - Outras informações relevantes.

7. Desenvolvimento do aluno:

    7.1 Desenvolvimento motor;

    7.2 Linguagem;

    7.3 Cognição;

    7.4 Socialização;

    7.5 Autocuidados.

8. Ações necessárias para atender às necessidades educacionais especiais do estudante:

Âmbito

Necessidade

Ação

Família

 

 

 

Escola

 

 

 

Equipe e Comunidade Escolar

 


 

Professor do componente curricular (regente)

 


 

Currículo

 

 

 

 Assinatura dos envolvidos no processo.


PEI - Plano de Ensino Individualizado

O educador pode usar o PEI para planejar as disciplinas de forma individualizada com base no levantamento que foi realizado no PDI, para identificar os conhecimentos que o aluno já possui sobre aquele assunto e quais devem ser trabalhados em seguida.

 O documento explora a relação: Disciplina (professor regular) x Aluno x AEE.


Plano de Atendimento Individualizado

 O PAI ( Plano de Atendimento Individualizado) representa um instrumento para definição de metas e estratégias para atendimento dos alunos no AEE, a partir do processo inicial de avaliação e deve nortear as ações de acesso e de habilidades na Sala de Recursos e Itinerância, apontando o trabalho a ser desenvolvido com o estudante, a partir de suas potencialidades e necessidades. Ele é elaborado pelo professor especialista. Ele vem apontado na Instrução CGEB, de 14 de janeirode  2015 e dispõe sobre a escolarização de alunos com deficiência da Rede Estadual de ensino.
Ele deve conter:

IDENTIFICAÇÃO:
Nome do Professor Especializado:
Diretoria de Ensino:
Escola da Sala de Recursos:
Nome do Estudante:
Data de Nascimento;
Escola da Classe Comum com Série/Ano:

ATENDIMENTO EDUCACINAL ESPECIALIZADO
Intensidade e necessidades de apoio:
Indicar quantas vezes por semana o aluno receberá atendimento especializado e o respectivo horário: Descrição das habilidades que o aluno já desenvolveu com base no Anexo I (Anexo de Avaliação):
Descrição das habilidades a serem desenvolvidas nas Salas de Recursos: a curto, médio e longo prazo:
Estratégias/atividades:
Observações relevantes:
Data e Assinatura do Professor Especialista e do Professor Coordenador
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas