PDI - Plano de Desenvolvimento Individual
O PDI é um documento que contém histórico familiar do aluno, diagnósticos, medicamentos que utiliza, tratamentos que realiza, suas especificidades e particularidades, principais interesses e outras informações relevantes para sua melhor autonomia no espaço da escola, na sala de aula, na interação com seus professores, colegas e no aprendizado.
Nesse documento deve ser abordado a relação aluno x
família x escola.
Segue abaixo os itens que o documento deve
conter:
1. Identificação:
2. Dados familiares:
3. Informações sobre a Unidade Escolar:
4. História de vida
4.1 História escolar
(comum) e antecedentes relevantes;
4.2 História escolar
(especial) e antecedentes relevantes;
4.3 Novo do encaminhamento para o Atendimento Educacional Especializado.
5. Avaliação Geral
5.1 - Características do ambiente familiar (condições de moradia ou atitudes);
5.2 - Convívio familiar (relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas);
5.3 - Condições do ambiente familiar para a aprendizagem escolar;
5.4 - Em relação a cultura e filosofia da escola;
5.5 - Em relação à organização da escola;
5.6 - Em relação aos recursos humanos;
5.7 - Em relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários, professores, gestores, pais, etc);
5.8 - Em relação ao professor da sala de aula regular.
6. Avaliação do aluno em relação a condição geral de saúde
6.1- Têm diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, física ou intelectual, transtorno do espectro autista ou superdotação?
6.2 - Existem recomendações da área de saúde;
6.3 - Necessidade educacionais especiais do aluno;
6.3.1 - Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s) específica(s) apresentada(s);
6.3.2 - Sistema linguístico utilizado pelo aluno na sua comunicação;
6.3.3 - Tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno;
6.3.4 - Tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno;
6.3.5 - Implicações da necessidade educacional especial do aluno para a acessibilidade curricular;
6.3.6 - Outras informações relevantes.
7. Desenvolvimento do aluno:
7.1 Desenvolvimento motor;
7.2 Linguagem;
7.3 Cognição;
7.4 Socialização;
7.5 Autocuidados.
8. Ações necessárias para atender às necessidades
educacionais especiais do estudante:
Âmbito |
Necessidade |
Ação |
Família |
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Escola |
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Equipe e
Comunidade Escolar |
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Professor do componente curricular (regente) |
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Currículo |
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PEI - Plano de Ensino Individualizado
O educador pode usar o PEI para planejar as disciplinas de forma individualizada com base no levantamento que foi realizado no PDI, para identificar os conhecimentos que o aluno já possui sobre aquele assunto e quais devem ser trabalhados em seguida.
O documento explora a relação: Disciplina (professor regular) x Aluno
x AEE.
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