Conheça o Projeto elaborado pela Escola Estadual Nathanael Silva sobre a prevenção ao Suicídio, parceria desenvolvida pelas professoras Gisele C. Mesalira Marcelino de Biologia e Cíntia Passador Soares de Inglês.
É só tocar com o mouse na imagem para ver o que os alunos
estão construindo! O Padlet abrirá em uma nova janela.
https://padlet.com/cintiapassador/rwda98e6fsttlioe
PADLETS do 1º ano:
https://padlet.com/profgiselebio/fdqxyf39vc86zar1
PROJETO YELLOW SEPTEMBER
Justificativa: Justificativa: Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema. Dessa forma, a escola demonstra preocupação com o assunto que afeta uma parcela muito grande da população mundial.
Assim, é interessante que a escola seja um ambiente de formação voltado também à Educação Emocional. Dessa forma, o jovem pode aprender a redimensionar seus problemas, encarar as adversidades da vida e se abrir emocionalmente sem medo de ser julgado.
Objetivos:
• Promover a socialização e reconhecer a empatia como uma atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito;
• Conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo;
• Desenvolver estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças;
• Compartilhar experiências;
• Aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de comunicação em inglês;
• Desenvolver a criatividade;
• Habilidade da Base Nacional Comum Curricular;
• (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
Em uma matéria da Brasil Escola fica bem claro o a importância de se falar a respeito do suicídio. O assunto é delicado, mas é importante conversamos sobre ele e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com as pesquisas da OMS, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias e abuso físico, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maior partes das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como final de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras. O suicídio também é comum em pessoas que sofrem discriminação, como refugiados, imigrantes, gays, lésbicas, transgêneros e intersexuais.
No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 29 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.
Quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversamos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo.
Desenvolvimento:
• Foi apresentado texto em inglês sobre a origem do Yellow September com os alunos, que copiaram e fizeram a tradução, assim como indicações de leitura e vídeos nas disciplinas de inglês e biologia;
• Apresentado a música do Michael Jackson “you are not alone” com vídeo e tradução;
• O aluno apresentará através de mídia digital ( imagem, vídeo, ppt) uma frase que previna o suicídio em inglês e traga o assunto em pauta, visto para muitos ainda é um “tabu” e deve ser tratado de forma real, verificando que é um assunto que faz parte do cotidiano;
• Frase em português, para os alunos dos 9º anos, também serão aceitas com desconto de nota;
• As atividades serão publicadas em Padlets ( 9º ano e 1º ano).
PADLETS do 9º ano:
https://padlet.com/cintiapassador/rwda98e6fsttlioe
PADLETS do 1º ano:>. https://padlet.com/profgiselebio/fdqxyf39vc86zar1
Professoras CÍNTIA PASSADOR SOARES – Inglês e GISELE C. MESALIRA MARCELINO - Biologia PÚBLICO ALVO – SÉRIE 9ºs anos do Ensino Fundamental 1ºs anos do Ensino Médio
OBS: Os alunos ainda estão entregado os trabalhos, pois as datas de entregas vão até o dia 20/09/2020
Sites de pesquisa:
https://www.setembroamarelo.org.br/o-movimento/
https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm
https://escoladainteligencia.com.br/setembro-amarelo-como-abordar-o-tema-na-escola/
https://www.cvv.org.br/
Lindo trabalho meninas. Parabéns!!!!
ResponderExcluir