1.
Dados de Identificação:
Site: http://www.kidleitura.com/cartum/index.htm
Atividade do site:Atividade de leitura e escrita
Período de desenvolvimento da atividade:08/04 a 12/04
2. Características
sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade: a
aluna que vai desenvolver a atividade tem Síndrome de Down e também baixa
visão. Está sendo atendida na sala de recurso três vezes por semana no horário
contrário de aula da escola regular. A aluna é pré silábica, teve algumas complicações
com a saúde, faltou bastante e no momento encontra-se com dificuldade de
identificar as letras. Estou retomando os conteúdos trabalhados anteriormente.
3. Habilidade a ser desenvolvida: Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
3. Habilidade a ser desenvolvida: Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.
4. Objetivos: Aprender a ler e escrever através de situações reais fazendo uso da tecnologia
5. Conteúdo: alfabeto no site: http://www.kidleitura.com/alfabeto_bastao.htm, lista de nomes de colegas da sala de aula regular, atividades com alfabeto móvel ( usando o teclado do computador)
6. Desenvolvimento da atividade:
a. Entrar no site kidleitura e apresentar a atividade.
b. Passar pelas letras bastão, escutar e interagir com as atividades.
c. Solicitar que escreva o nome de alguns colegas da sala de aula regular.
d. Selecionar as atividades de tirinhas para fazer as atividades orais e escrita.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva): Utilizar o recurso de acessibilidade do Windows (lupa)
8. Estratégias de acompanhamento da atividade: desenvolvi as atividades com a aluna no computador, dei apoio frequente. Ela demonstrou muito interesse em desenvolver as atividades, ficava surpresa quando a letrinha falava. Precisei recolar a atividade várias vezes. Na atividade de tirinha tive a ideia de trabalhar com o Haga-que, mas ainda não consegui fazer com que ela avance na construção de uma historinha.
9. Observações: O apoio da lupa, ajuda muito na execução das atividades que propus. O site apresenta as letrinhas em tamanho grande o que facilitou o acesso da aluna.
Foi um trabalho bem gostoso de realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário