Atividade de alfabetização com o uso de site educacional

Estive na semana passada desenvolvendo um trabalho de alfabetização e achei um site muito legal, ai resolvi seguir o conselho de minha formadora e colocar aqui o meu passo a passo:
1. Dados de Identificação:

Site: http://www.kidleitura.com/cartum/index.htm
Atividade do site:Atividade de leitura e escrita
Período de desenvolvimento da atividade:08/04 a 12/04


2. Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade: a aluna que vai desenvolver a atividade tem Síndrome de Down e também baixa visão. Está sendo atendida na sala de recurso três vezes por semana no horário contrário de aula da escola regular. A aluna é pré silábica, teve algumas complicações com a saúde, faltou bastante e no momento encontra-se com dificuldade de identificar as letras. Estou retomando os conteúdos trabalhados anteriormente.

3. Habilidade a ser desenvolvida:
Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos.

4. Objetivos: Aprender a ler e escrever através de situações reais fazendo uso da tecnologia

5. Conteúdo: alfabeto no site: http://www.kidleitura.com/alfabeto_bastao.htm, lista de nomes de colegas da sala de aula regular, atividades com alfabeto móvel ( usando o teclado do computador)

6. Desenvolvimento da atividade:


a. Entrar no site kidleitura e apresentar a atividade.

b. Passar pelas letras bastão, escutar e interagir com as atividades.

c. Solicitar que escreva o nome de alguns colegas da sala de aula regular.

d. Selecionar as atividades de tirinhas para fazer as atividades orais e escrita.

7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva): Utilizar o recurso de acessibilidade do Windows (lupa)

8. Estratégias de acompanhamento da atividade: desenvolvi as atividades com a aluna no computador, dei apoio frequente. Ela demonstrou muito interesse em desenvolver as atividades, ficava surpresa quando a letrinha falava. Precisei recolar a atividade várias vezes. Na atividade de tirinha tive a ideia de trabalhar com o Haga-que, mas ainda não consegui fazer com que ela avance na construção de uma historinha.

9. Observações: O apoio da lupa, ajuda muito na execução das atividades que propus. O site apresenta as letrinhas em tamanho grande o que facilitou o acesso da aluna.

Foi um trabalho bem gostoso de realizar.
                                                                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas