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Prefeitura de Jundiaí - Inclusão
O Instituto Paradigma iniciou um trabalho de assessoria técnica e Secretaria de Educação e Esportes do Município de Jundiaí, para a implantação de uma política de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em todas as suas modalidades de ensino, viabilizando assessoria técnica a equipe gestora para o planejamento e implantação das Salas de Atendimento Educacional Especializado ; da equipe multidisciplinar de profissionais que darão apoio técnico aos professores e escolas da rede, em relação ao processo de inclusão, e ao atendimento das demandas dos alunos com necessidades educacionais especiais. Além disso, o projeto prevê a organização e gestão das parcerias locais, buscando ampliar a inclusão social destes alunos e promover a equiparação de oportunidade de participação de todos os alunos no processo educacional.
Caracterização do Município:
Nº de escolas: 112 (2012)
Nº de professores: 1.918 (2012)
Nº de alunos com deficiência: em 2010 havia 367 alunos com deficiência. Em 2012, havia 422 alunos.
Objetivo:
Assessorar tecnicamente a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Jundiaí – SMEE - na elaboração de estratégias que contribuam para implantação de uma política de educação inclusiva na rede municipal de ensino.
Assessoria a liderança e aos gestores:
O trabalho iniciou-se e perpassou a assessoria na revisão do documento orientador da Política Municipal de Educação Inclusiva com foco na adequação e implantação das diretrizes nacionais do MEC para a educação inclusiva. Realizou-se o acompanhamento da implantação das rotinas de trabalho das equipes e o alinhamento das estratégias das ações do projeto. Alinhado o marco legal e os processos de trabalho, ocorreu a assessoria na realização do processo seletivo para a formação das equipes de Professores de Apoio e Professores do AEE. O trabalho envolveu a revisão do edital, construção do instrumento de avaliação técnica, realização da dinâmica de grupo e divulgação dos aprovados.
Periodicamente, ocorrem reuniões de acompanhamento destes processos, que se complementam e são aprimorados ao longo de todo o projeto.
Acessibilidade:
A.Pedagógica
Realizou-se um processo de visitas às salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com o objetivo de orientar a Secretaria de Educação, por meio da equipe do Núcleo de Políticas Públicas de Inclusão (NPPI) e dos Diretores e Coordenadores Pedagógicos, quanto ao trabalho realizado no que tange às seguintes questões: condições de acessibilidade das salas, das escolas e do entorno; processo de encaminhamento dos alunos para atendimento; contato com pais e professores.
Formação:
Foram envolvidos nas ações de formação as equipes de Professores de Apoio e Professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores e coordenadores pedagógicos, professores e coordenadores das escolas da rede municipal que atuam diretamente com alunos com diagnóstico/hipótese diagnóstica de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), além dos próprios pais destes alunos.
Os temas das formações versaram sobre dificuldades de aprendizagem/transtornos funcionais específicos, consciência fonológica, mediações pedagógicas inclusivas, flexibilização curricular na sala de aula e sexualidade da pessoa com deficiência, dentre outras.
Com isso, em 2011, houve a realização de 19 formações sobre diferentes temas, totalizando 104 horas de formações e envolvendo 654 participantes. Em 2012, houve a realização de 29 formações, totalizando 88 horas e envolvendo 894 pessoas.
Supervisão Técnica Especializada
Equipe escolar
Ocorreu o monitoramento dos encaminhamentos das demandas pedagógicas e especializadas para viabilizar os atendimentos específicos, material adaptado e ajudas técnicas necessárias para apoiar os alunos com deficiência nas rotinas escolares, além da discussão sobre as possibilidades de construção de mediações pedagógicas para consolidar as práticas da escola na perspectiva da educação inclusiva.
Disseminação da informação e boas práticas:
Organização de registros e processos
Ocorreu a análise dos documentos oficiais da Secretaria de Educação com relação ao registro da evolução dos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Esse processo envolveu o planejamento, tratamento e análise dos dados destes alunos.
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