Páginas
- Início
- Escolas que possuem AEE ns Diretoria de Ensino Região de Jundiaí
- Bibliografia para Concurso da SEESP
- Plano de Ação
- Material Didático (livros,textos,...)
- Transtorno do Espectro Autista
- Como atuar na àrea da Educação Especial
- Vídeos sobre Educação Especial
- Atendimento Domiciliar
- Classe Hospitalar - Grendacc
- AEE Deficiência Auditiva
- AEE Deficiência Física
- AEE Deficiência Visual
Como Utilizar Blog Pedagogicamente
Como me utilizar nas práticas escolares cotidianas?
Há uma infinidade de possibilidades de uso pedagógico ou de suporte às atividades do professor com o meu pacote de escritório. Abaixo procurarei listar algumas, mas outras sugestões de usos serão bem-vindas e podem ser feitas nos comentários:
1. Uso do editor de texto: o editor de texto, além do óbvio uso como editor de textos mesmo, também permite a criação de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o professor pode propor a criação de textos de forma colaborativa por equipes de alunos e criar um doc compartilhado por todos de uma mesma equipe e pelo professor. Permito que até dez pessoas editem um documento simultaneamente e esse documento pode ser compartilhado com até 200 pessoas. Essa possibilidade de uso e edição compartilhada é útil para, entre outras possibilidades:
o propor a realização de trabalhos em grupo;
o propor produção de textos colaborativos;
o criar glossários dinâmicos.
2. Uso das planilhas eletrônicas: as planilhas eletrônicas também podem ser compartilhadas e editadas simultaneamente, o que permite usos parecidos com o do editor de textos e outros mais apropriados para as funcionalidades de uma planilha, como a disponibilização de notas e mesmo de uma lista de presença que pode ser preenchida pelo professor e disponibilizada instantaneamente para os pais dos alunos ou para a secretaria da escola. Outros usos possíveis são:
o disponibilizar atividades que possam ser realizadas com o uso de planilhas eletrônicas. Esse caso é especialmente interessante para a disciplina de matemática, pois além de possibilitar uma melhor compreensão da aritmética e da álgebra, também permite a criação de gráficos e a compreensão de seu funcionamento;
o os gráficos gerados a partir das tabelas também são especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a física, a biologia e a geografia;
o uso como “banco de dados”, pois as planilhas eletrônicas permitem armazenar dados de forma organizada, recuperá-los de forma simples e manipulá-los de forma automatizada, mesmo em se tratando de muitos dados.
3. Uso de apresentações de slides: as apresentações de slides são particularmente interessantes como ferramenta de apresentação de conteúdos, informações e esquemas didáticos com um visual atraente. Permito também que se faça edição colaborativa dessas apresentações e que elas sejam compartilhadas online. Algumas possibilidades de uso para as apresentações de slides são:
o produção de conteúdos didáticos pelo professor, esquemas didáticos e resumos;
o produção e apresentação de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edição compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos);
4. Uso dos formulários online: meus formulários online estão associados à planilhas e constituem um meio simples e rápido de coletar informações, gerar apresentações gráficas e análises estatísticas de dados. Alguns usos possíveis:
o produzir questionários socioeconômicos dos alunos;
o produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou com os pais, pois os formulários podem também ser acessados da casa dos alunos;
o produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autônoma e fora da escola.
Grande parte da documentação do professor (caderneta escolar, listas de chamada, planejamentos, etc.) pode ser colocada na Internet e compartilhada publicamente. Pesquisas, diagnoses, testes e avaliações podem ser gerados e depois utilizados diretamente pela Internet. Os alunos podem produzir trabalhos de forma colaborativa e usar as ferramentas de um pacote completo de escritório mesmo que os seus computadores não possuam nenhum. Até mesmo a própria secretaria, a coordenação e a direção da escola podem usar essa ferramenta web 2.0 para produzir, disponibilizar e compartilhar documentos (como o horário de aulas, o calendário escolar, etc.), e com a vantagem de não ter que hospedar esses documentos localmente.
Documentos específicos e particulares também podem ser armazenados em mim, mas aí deixamos de lado os fins pedagógicos e educacionais dessa ferramenta, por isso não vou entrar nos detalhes desse tipo de uso.
Posso permitir atualmente que qualquer tipo de arquivo seja armazenado nele e compartilhado na web. Isso nos possibilita criar uma biblioteca compartilhada a partir de uma pasta pública. Além disso, a estrutura dessas pastas tem a mesma apresentação da estrutura de pastas de um HD de um computador comum e facilidades como “arrastar e soltar”, “copiar e colar”, etc. Resumindo: é tudo muito intuitivo e prático.
Também vale lembrar que tudo está em português e que meu sistema de ajuda é muito bom.
Se você ainda não me usa e outras ferramentas web 2.0, meus irmãos, talvez esse seja o momento de começar a usá-las. A aprendizagem é rápida e não requer nenhum tipo de curso ou formação específica. Já para aprender a usar editores de texto, planilhas eletrônicas e geradores de apresentação de slides, sugiro uma busca simples na própria Internet e, se necessário, peça ajuda aos seus alunos (eles certamente saberão ajudá-lo).
Fonte: http://godocs.blogspot.com.br/2011/09/posso-ser-utilizado-pedagogicamente_20.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avaliação
Avaliação pedagógica 2011 de jundiaí
View more presentations from Marisa Tomazzeto
Avaliação
Saberes e Práticas da Inclusão
Saberes e Praticas da Inclusão I
View more presentations from asustecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário