Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Hoje é o dia Mundial de Conscientização do Autismo e pensando nisso estou postando uma rotina criada por uma colega visando ajudar a fazer as atividades para os alunos público alvo da educação especial.
Para saber um pouco mais eu gostaria de indicarar a matéria que saiu na revista Exame. 
Para acessar é só clicar neste link:


E ESTA É A DICA DA ROTINA...


PLANO DE ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA QUARENTENA 


Objetivos

        Interpretação verbal: aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com a criança;
        Leitura dialogada: interagir com a criança durante a leitura em voz alta para desenvolver a atenção, o vocabulário e a comunicação oral, por meio de perguntas sobre a leitura;
        Narração de estórias: interagir com as crianças durante a contação de estórias, envolvendo-as por meio de suspenses e gestos para prender-lhes a atenção;
        Motivação: aumentar a motivação das crianças em relação à leitura e à escrita;
        Atividades diversas: estimular a imaginação, a criatividade em prol a aprendizagem significativa por meio da escrita, contagem e identificação de números, desenhos, jogos, brincadeiras, cantos, instrumentos musicais, danças, entre outros. 

* Todos os dias consultar o calendário com o(a) filho (a) para que possam assimilar/ aprender os dias da semana,  mês, e ano.

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
1-  Arrumar a cama

1-  Arrumar a cama

1-  Arrumar a cama

1-  Arrumar a cama

1-  Arrumar a cama

2-  Fazer a higienização    (se possível sem auxílio).
2- Fazer a higienização    (se possível sem auxílio).


2- Fazer a higienização    (se possível sem auxílio).


2- Fazer a higienização    (se possível sem auxílio).


2- Fazer a higienização    (se possível sem auxílio).
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar as mãos.

3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar as mãos.

3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar as mãos.

3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar as mãos.

3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar as mãos.

4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma caminhada pelos espaços físicos de casa,  ao término lavar as mãos.

4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma caminhada pelos espaços físicos de casa,  ao término lavar as mãos.

4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma caminhada pelos espaços físicos de casa,  ao término lavar as mãos.

4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma caminhada pelos espaços físicos de casa,  ao término lavar as mãos.

4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma caminhada pelos espaços físicos de casa,  ao término lavar as mãos.

5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as mãos.

5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as mãos.

5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as mãos.

5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as mãos.

5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as mãos.

6- Leitura ( alfabeto , rótulos de embalagens, trecho e uma parlenda, um parágrafo de uma estória, etc ) 15 min a 30min.
Obs: As atividades acima precisa ver o que cada aluno consegue fazer, não é para fazer todas de uma vez), Ex: aluno não alfabético ( ler o alfabeto ); aluno alfabético ( ler rótulos ou trecho da parlenda ou trecho da estória ). O que ele tiver em casa e após lavar as mãos.

6- Construa uma maquete da escola, com materiais recicláveis disponíveis, ao término lavar as mãos. 15 min a 40min.

6- Hoje é o dia de soltar a imaginação, peça que a criança faça um desenho ou que crie uma história, ela poderá  até usar seus brinquedos para isso, ao término. Lavar as mãos. 15 min a 30min.

6- Assista um desenho com a criança e interaja fazendo algumas perguntas e pedindo para que ela reconte a história sua maneira.
- Você entendeu? - Você gostou? - Você gostaria de mudar o final? 15 min a 30min.

6- Leitura ( alfabeto, rótulos de embalagens, trecho e uma parlenda, um parágrafo de uma estória, etc ) 15 min a 30min.
Obs: As atividades acima precisa ver o que cada aluno consegue fazer, não é para fazer todas de uma vez), Ex: aluno não alfabético ( ler o alfabeto ); aluno alfabético ( ler rótulos ou trecho da parlenda ou trecho da estória ). O que ele tiver em casa e após  lavar as mãos.

7- Almoço (lavar as mãos. Ajudar a organizar a cozinha (quem conseguir). Lavar as mãos.

7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar a organizar a cozinha      (quem conseguir). Lavar as mãos.

7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar a organizar a cozinha      (quem conseguir). Lavar as mãos.

7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar a organizar a cozinha      (quem conseguir). Lavar as mãos.

7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar a organizar a cozinha (quem conseguir). Lavar as mãos.

8- Escrita do nome completo, só para quem ainda não sabe. Obs: para o aluno que já sabe o nome completo, pedir para escrever o que leu acima por exemplo, ou algo que ele gostaria de escrever - 15 min a 30 min).

8- Atividade de leitura e escrita: contagem e reconhecimento do número  de uso social ( perguntar o número da casa onde mora, número do sapato, quantos cômodos tem em casa, número do celular, etc), registrar os números no caderno. Obs: ( colocar a data da atividade ). 15 min a 30 min). Lavar as mãos.

8- Leia uma história para a criança, pode ser um livro, um gibi ou da internet.  15 min a 30 min). Lavar as mãos.

8- Atividade de Atenção e Concentração: Se fizer uso de tecnologia, colocar jogos que trabalhem a atenção e a concentração, caso contrário, jogo da memória, quebra-cabeça, dama etc.   15 min a 30 min). Lavar as mãos.

8- Cantem e dancem juntos, será um bom momento de interação, diversão e movimento com a criança  15 min a 30 min). Lavar as mãos.

9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.

9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.

9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.

9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.

9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.

10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).

10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).

10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).

10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).

10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).

11. Lazer ( livre ) em casa

11. Lazer ( livre ) em casa

11. Lazer ( livre ) em casa

11. Lazer ( livre ) em casa

11. Lazer ( livre ) em casa

12. Tomar banho

12. Tomar banho

12. Tomar banho

12. Tomar banho

12. Tomar banho

13. Assistir TV ( livre )

13. Assistir TV ( livre )

13. Assistir TV (livre )

13. Assistir TV ( livre )

13. Assistir TV ( livre )

14. Dormir.
14. Dormir.
14. Dormir.
14. Dormir.
14. Dormir.

São Paulo, 01/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas