Hoje é o dia Mundial de Conscientização do Autismo e pensando nisso estou postando uma rotina criada por uma colega visando ajudar a fazer as atividades para os alunos público alvo da educação especial.
Para saber um pouco mais eu gostaria de indicarar a matéria que saiu na revista Exame.
Para acessar é só clicar neste link:
E ESTA É A DICA DA ROTINA...
PLANO DE
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA QUARENTENA
Objetivos
▪
Interpretação verbal:
aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com a criança;
▪
Leitura dialogada:
interagir com a criança durante a leitura em voz alta para desenvolver a
atenção, o vocabulário e a comunicação oral, por meio de perguntas sobre a
leitura;
▪
Narração de estórias:
interagir com as crianças durante a contação de estórias, envolvendo-as por
meio de suspenses e gestos para prender-lhes a atenção;
▪
Motivação:
aumentar a motivação das crianças em relação à leitura e à escrita;
▪
Atividades diversas: estimular
a imaginação, a criatividade em prol a aprendizagem significativa por meio da
escrita, contagem e identificação de números, desenhos, jogos, brincadeiras, cantos, instrumentos musicais,
danças, entre outros.
* Todos os dias consultar o calendário com
o(a) filho (a) para que possam assimilar/ aprender os dias da semana, mês, e ano.
Segunda-feira
|
Terça-feira
|
Quarta-feira
|
Quinta-feira
|
Sexta-feira
|
1- Arrumar a cama
|
1- Arrumar a cama
|
1- Arrumar a cama
|
1- Arrumar a cama
|
1- Arrumar a cama
|
2- Fazer a
higienização (se possível sem
auxílio).
|
2- Fazer a higienização
(se possível sem auxílio).
|
2- Fazer a higienização
(se possível sem auxílio).
|
2- Fazer a higienização
(se possível sem auxílio).
|
2- Fazer a higienização
(se possível sem auxílio).
|
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar
as mãos.
|
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar
as mãos.
|
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar
as mãos.
|
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar
as mãos.
|
3- Alimentar-se ( se possível sem auxílio) e lavar
as mãos.
|
4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que
dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma
caminhada pelos espaços físicos de casa,
ao término lavar as mãos.
|
4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que
dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma
caminhada pelos espaços físicos de casa,
ao término lavar as mãos.
|
4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que
dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma
caminhada pelos espaços físicos de casa,
ao término lavar as mãos.
|
4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que
dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma
caminhada pelos espaços físicos de casa,
ao término lavar as mãos.
|
4- Mostrar o calendário e falar ou perguntar para o (a) filho (a) que
dia é hoje da semana? Está frio? Calor? Chovendo? Etc.... Praticar uma
caminhada pelos espaços físicos de casa,
ao término lavar as mãos.
|
5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as
mãos.
|
5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as
mãos.
|
5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as
mãos.
|
5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as
mãos.
|
5- Realizar uma brincadeira de livre escolha, ao término lavar as
mãos.
|
6- Leitura ( alfabeto , rótulos de embalagens, trecho e uma
parlenda, um parágrafo de uma estória, etc ) 15 min a 30min.
Obs: As atividades acima precisa ver o que cada aluno consegue fazer,
não é para fazer todas de uma vez), Ex: aluno não alfabético ( ler o alfabeto ); aluno alfabético ( ler
rótulos ou trecho da parlenda ou trecho da estória ). O que ele
tiver em casa e após lavar as mãos.
|
6- Construa uma maquete da escola, com materiais recicláveis
disponíveis, ao término lavar as mãos. 15 min a 40min.
|
6- Hoje é o dia de soltar a imaginação, peça que a criança
faça um desenho ou que crie uma história, ela poderá até usar seus brinquedos para isso, ao
término. Lavar as mãos. 15 min a 30min.
|
6- Assista um desenho com a criança e interaja fazendo
algumas perguntas e pedindo para que ela reconte a história sua maneira.
- Você entendeu? - Você gostou? -
Você gostaria de mudar o final? 15 min a 30min.
|
6- Leitura ( alfabeto, rótulos de embalagens, trecho e uma
parlenda, um parágrafo de uma estória, etc ) 15 min a 30min.
Obs: As atividades acima precisa ver o que cada aluno consegue fazer,
não é para fazer todas de uma vez), Ex: aluno não alfabético ( ler o alfabeto ); aluno alfabético ( ler
rótulos ou trecho da parlenda ou trecho da estória ). O que ele
tiver em casa e após lavar as mãos.
|
7- Almoço (lavar as mãos. Ajudar
a organizar a cozinha (quem conseguir). Lavar
as mãos.
|
7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar
a organizar a cozinha (quem conseguir).
Lavar as mãos.
|
7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar
a organizar a cozinha (quem conseguir).
Lavar as mãos.
|
7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar
a organizar a cozinha (quem conseguir).
Lavar as mãos.
|
7- Almoço (lavar as mãos.) Ajudar
a organizar a cozinha (quem conseguir). Lavar
as mãos.
|
8- Escrita do nome completo, só para quem ainda não sabe. Obs: para o
aluno que já sabe o nome completo, pedir para escrever o que leu acima por
exemplo, ou algo que ele gostaria de escrever - 15 min a 30 min).
|
8- Atividade de leitura e escrita: contagem e reconhecimento do
número de uso social ( perguntar o
número da casa onde mora, número do sapato, quantos cômodos tem em casa,
número do celular, etc), registrar os números no caderno. Obs: ( colocar a
data da atividade ). 15 min a 30 min). Lavar as mãos.
|
8- Leia uma história para a criança, pode ser um livro, um gibi ou da
internet. 15 min a 30 min). Lavar as
mãos.
|
8- Atividade de Atenção e Concentração: Se fizer uso de tecnologia,
colocar jogos que trabalhem a atenção e a concentração, caso contrário, jogo
da memória, quebra-cabeça, dama etc. 15 min a 30 min). Lavar as
mãos.
|
8- Cantem e dancem juntos, será um bom momento de interação, diversão e
movimento com a criança 15 min a 30
min). Lavar as mãos.
|
9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.
|
9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.
|
9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.
|
9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.
|
9- Assistir TV ( TV Cultura ). Lavar as mãos.
|
10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).
|
10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).
|
10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).
|
10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).
|
10. Lanche ( ajudar a preparar e a organizar a louça ao terminar ).
|
11. Lazer ( livre ) em casa
|
11. Lazer ( livre ) em casa
|
11. Lazer ( livre ) em casa
|
11. Lazer ( livre ) em casa
|
11. Lazer ( livre ) em casa
|
12. Tomar banho
|
12. Tomar banho
|
12. Tomar banho
|
12. Tomar banho
|
12. Tomar banho
|
13. Assistir TV ( livre )
|
13. Assistir TV ( livre )
|
13. Assistir TV (livre )
|
13. Assistir TV ( livre )
|
13. Assistir TV ( livre )
|
14. Dormir.
|
14. Dormir.
|
14. Dormir.
|
14. Dormir.
|
14. Dormir.
|
São Paulo, 01/04/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário