Como se dá a aprendizagem? Você sabe? E suas consequências?
“É um processo de aquisição, evolutivo que depende de fatores internos e externos. O processo de aquisição implica em modificação de comportamento”. (Sara Paim – 1973)
Fatores internos que possibilitam que a aprendizagem aconteça são condições de :
- Integridade anatomofuncional;
- Cognitiva com a estruturação;
- E organização dos estímulos.
Fatores externos que possibilitam que a aprendizagem aconteça são condições de :
- campo dos estímulos (sensitivo - sensorial).
A disfunção é caracterizada por uma falha genética ou metabólica. No momento que a informação é processada existe um fluxo sanguíneo menor em determinada região cerebral, na figura abaixo temos as áreas acionadas do cerebro segundo a ação que está ocorrendo:
Áreas acionadas no cerebro segundo a ação indicada.
Importante ressaltar:
“Um cérebro com estrutura normal, com condições funcionais e neuroquímicas corretas e com um elenco genético adequado, não significa 100% de garantia de aprendizado normal”. (Newra T. Rotta)
Semana que vem vamos explorar essa falta de garantia de aprendizagem conversando um pouco sobre a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o ponto de partida, nos conceitos acima colocados.
A cada semana estarei oferecendo um pouco mais sobre esse tema tão extenso e assim juntos, vamos compartilhando nossos saberes e estratégias para oferecer uma aprendizagem de qualidade que supere as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar.
Referências Bibliográficas:
- Meirieu, P. Aprender… Sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.
• Macedo, L. de. Desafios à prática reflexiva na escola. Pátio, VI, No. 23, SET/OUT 2002, p. 13 - 15.
• Csikszentmihalyi, M. Aprender a fluir. Barcelona: Kairós, 1998.
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