Dificuldade de Aprendizagem ou Transtorno o que acontece com meu aluno?

 Como se dá a aprendizagem? Você sabe? E suas consequências?


Para conhecer mais sobre as dificuldades dos estudantes precisamos conhecer o conceito de aprendizagem:

“É um processo de aquisição, evolutivo que depende de fatores internos e externos. O processo de aquisição implica em modificação de comportamento”. (Sara Paim – 1973)

Fatores internos que possibilitam que a aprendizagem aconteça são condições de :

  • Integridade anatomofuncional;
  • Cognitiva com a estruturação;
  • E organização dos estímulos.

Fatores externos que possibilitam que a aprendizagem aconteça são condições de :

  • campo dos estímulos (sensitivo - sensorial).
Aprendizagem falha ou seja há uma disfunção, quando temos alterações em áreas específicas do Sistema Nervoso Central como nas áreas de processamento,  dificuldade no esquema corporal ou na lateralidade, noção temporo-espacial, alterações perceptomotoras todas causado problemas de aprendizagem.

A disfunção é caracterizada por uma falha genética ou metabólica. No momento que a informação é processada existe um fluxo sanguíneo menor em determinada região cerebral, na figura abaixo temos as áreas acionadas do cerebro segundo a ação que está ocorrendo:



Áreas acionadas no cerebro segundo a ação indicada.

Importante ressaltar:

“Um cérebro com estrutura normal, com condições funcionais e neuroquímicas corretas e com um elenco genético adequado, não significa 100% de garantia de aprendizado normal”. (Newra T. Rotta) 

Semana que vem vamos explorar essa falta de garantia de aprendizagem conversando um pouco sobre a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o ponto de partida, nos conceitos acima colocados.

A cada semana estarei oferecendo um pouco mais sobre esse tema tão extenso e assim juntos, vamos compartilhando nossos saberes e estratégias para oferecer uma aprendizagem de qualidade que supere as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar.

Referências Bibliográficas:

  • Meirieu, P. Aprender… Sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

     • Macedo, L. de. Desafios à prática reflexiva na escola. Pátio, VI, No. 23, SET/OUT 2002, p. 13 - 15.

    • Csikszentmihalyi, M. Aprender a fluir. Barcelona: Kairós, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas