Material LIVE: Planejar para ensinar e incluir corrigindo rumos e ritmos na aprendizagem de todos os estudantes da escola

 


Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=HEjcNMXzJSo

Acesse aqui o material: 



https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5465179/mod_resource/content/2/livdefictre270511_07062011.pdf



Link: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf


link: https://www.livrebooks.com.br/livros/desenvolvimento-psicologico-e-educacao-2ed-vol3-cesar-coll-alvaro-marchesi-jesus-palacios-ysy6dqaaqbaj/baixar-ebook



Plano de Desenvolvimento Individualizado

 

1.Identificação:

Nome:_______________________________________

Data de Nascimento: ___________________________

Contato telefônico: ____________________________

E-mail:_______________________________________

Endereço:____________________________________

 

2.Dados familiares:

Nome do pai:__________________________________

Nome da Mãe:_________________________________

Profissão dos pais:______________________________

Possui irmãos? Se sim, quantos? ___________________

Alguém da família possui deficiência? Especifique se sim.

______________________________________________

Mora com: _____________________________________

 

3.Informações escolares:

Unidade Escolar: ___________________________________

Endereço: _________________________________________

Ano em que o estudante está matriculado: _______________

Idade que iniciou a escolaridade:

4. História de vida:

a- Histórico escolar e antecedentes relevantes

b- Histórico na Educação Especial e antecedentes relevantes

c- Detalhamento do encaminhamento ao Atendimento Educacional Especializado

d- Outras informações relevantes

 

5. Avaliação Geral (familiar):

a- Características do ambiente familiar (condições de moradia e atitudes junto ao núcleo familiar).

b- Condições do ambienta familiar para a aprendizagem do estudante.

c- A escola em relação ao processo de inclusão do estudante.

d- Acessibilidade do ambiente escolar e uso de tecnologia assistiva

e- Recursos humanos utilizados pelo estudante.

f- comportamento do aluno em relação aos outros estudantes, professores, funcionários, gestores, pais).

g- Comportamento do estudante na sala de aula regular com seus colegas de turma e em relação aos seus professores no ensino regular.

 

6. Avaliação do estudante (Saúde geral)

a- Diagnóstico da área de saúde (resultado com datado)

b- Faz uso de medicamento (se sim, como ele interfere na aprendizagem do estudante)

c- Existe alguma recomendação da área de saúde?

 

7. Desenvolvimento do estudante:

a- Motor.

b- Linguagem.

c- Cognição.

d-Socialização.

e- Autocuidados.

 Gestor:

Professor Coordenador

 Professor especialista:

Pais ou responsáveis:

 

 

 

Plano de Ensino Individualizado

Nome do (a) estudante:

 

Data de nascimento:

 

Disciplina:

Ano/série escolar:

Período de aplicação:

Professor responsável:

Professor especializado (AEE):

Síntese descritiva da avaliação: apresentar uma síntese da avaliação realizada por um referencial curricular

Habilidades/ conteúdos a priorizar: neste momento as habilidades essenciais do bimestre/recuperação e aprofundamento

Conteúdos comuns ao grupo: apontar os conteúdos gerais trabalhados com todos os estudantes da sala de aula regular

Metas/ objetivos para o período: descrever quais serão os objetivos principais a serem priorizados para o avanço do aluno

Objetivos comuns ao grupo: apontar os objetivos gerais que serão trabalhados com todos os estudantes da sala de aula

Atividades em sala de aula compartilhadas com o grupo

Com adaptações:

Descrever as atividades que o estudante público alvo da educação especial (PAEE) precisará de adequação de recursos ou de currículo para viabilizar sua participação com os outros estudantes da sala.

Sem adaptações:

Descrever as atividades que o estudante PAEE possa participar com os outros sem adequações.

Estratégia de ensino: descrever as estratégias didáticas que serão utilizadas pelo professor na busca de garantir a aprendizagem de todos.

Recursos utilizados: descrever os recursos necessários para atender a especificidade do estudante PAEE.

Critérios para avaliar os resultados das atividades em sala de aula

Com adaptações:

Definir os critérios que serão utilizados para avaliar a execução das atividades pelo estudante PAEE

Sem adaptações:

Definir os critérios que serão utilizados para avaliar a execução das atividades.

Nível de colaboração do professor especializado: definir coletivamente como se dará a contribuição do AEE em sala de recursos ou itinerância.

Anuências:

Professor:

Professor especialista:

Professor Coordenador:

Pais ou responsáveis:

Local e data:

 

Fonte: Elaborado com base em: Glat.(2012), Pacheco (2007) e Majón (1993)

 

Estudo de Caso – Aluno Frederico (TEA)

Avaliação Curricular

Habilidades Esperadas

SF

RA

NR

1°- Bimestre

EF06LP03 - Relacionar palavras e expressões, em textos de diferentes gêneros (escritos, orais e multimodiais), pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e os efeitos de sentido provocados no texto.

X

 

 

EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.

 

X

 

EF69LP56 - Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

 

 

X

EF69LP07B - Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

 

X

 

EF69LP46 - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações

artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.

 

 

X

EF06LP05A - Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais.

EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.

 

 

X

EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.

 

x

 

Recursos ou material necessário: colaboração, materiais de interesse pessoal do estudante e atividades mais específicas e dirigidas com ele

Observações: Necessita de colaboração de um colega

Ou do professor para fazer as tarefas e apresenta dispersão na execução das atividades

Legenda: Realiza satisfatoriamente: SF

     Realiza com ajuda: RA

     Não realiza: NR

 

Plano de Ensino Individualizado

Nome do (a) estudante:

Frederico xxxxxxxxxxxx

Data de nascimento:

 

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano/série escolar: 6° ano

Período de aplicação:1 bimestre

Professor responsável: Fulana de Tal

Professor especializado (AEE): Maria de Tal

Síntese descritiva da avaliação: Frederico, com base em avaliação por meio por meio de avaliação apresenta algumas habilidades em aquisição em conteúdos de Língua Portuguesa, uma vez que o faz com ajuda e poderá fazê-las depois , de forma independente com a seleção de textos, composição textual, produção de textos com organização narrativa. Ainda não apresenta habilidades de análise da norma padrão de escrita, reconhecimento de narrativa e percepção dos elementos de uma narrativa: personagem, espaço, tempo e foco narrativo.

Habilidades/ conteúdos a priorizar:

1.    Características de textos narrativos: enredo, personagem, foco narrativo, tempo, gêneros textuais, aspectos gramaticais (verbo e tempo verbal).

2.   Conteúdo de leitura, escrita e oralidade: leitura e produção, mesmo que oral, de textos narrativos simples, produção de ilustração, participação de roda de conversa.

Conteúdos comuns ao grupo:

1.Características de textos narrativos:

·      Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço;

·      Estudo de gêneros textuais;

·      Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação;

·      Estudos linguísticos;

·      Noção de tempo verbal, modo subjuntivo e indicativo na narrativa, subjuntivos e os verbos regulares, articuladores temporais e espaciais;

·      Sinônimos e antônimos;

·      Variedade linguísticas.

2.Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação:

·      Interpretação de texto literário e não literário;

·      Fruição;

·      Situacionalidade;

·      Coerência;

·      Coesão

·      A importância do enunciado;

·      Produção de síntese;

·      Produção de ilustração;

·      Roda de leitura oral;

·      Roda de conversa.

Metas/ objetivos para o período:

1.   Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses

2.   Inferir e reconhecer elementos da narrativa;

3.   Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, espaço, tempo e foco narrativo;

4.   Produzir texto de alguma organização narrativa: temporalidade, local e situação

Objetivos comuns ao grupo:

·      Saber procurar informações complementares em dicionários, enciclopédias, internet etc;

·      Selecionar textos para leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses;

·      Analisar a norma padrão em funcionamento no texto;

·      Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

·      Inferir e reconhecer elementos da narrativa;

·      Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo;

·      Produzir texto com organização narrativa.

Currículo SEE , Língua Portuguesa (São Paulo,2010, p.45)

Conteúdos comuns ao grupo:

1.Características de textos narrativos:

·      Enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço;

·      Estudo de gêneros textuais;

·      Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação;

·      Estudos linguísticos;

·      Noção de tempo verbal, modo subjuntivo e indicativo na narrativa, subjuntivos e os verbos regulares, articuladores temporais e espaciais;

·      Sinônimos e antônimos;

·      Variedade linguísticas.

2.Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação:

·      Interpretação de texto literário e não literário;

·      Fruição;

·      Situacionalidade;

·      Coerência;

·      Coesão

·      A importância do enunciado;

·      Produção de síntese;

·      Produção de ilustração;

·      Roda de leitura oral;

·      Roda de conversa.

Metas/ objetivos para o período:

5.   Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses

6.   Inferir e reconhecer elementos da narrativa;

7.   Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, espaço, tempo e foco narrativo;

8.   Produzir texto de alguma organização narrativa: temporalidade, local e situação

Objetivos comuns ao grupo:

·      Saber procurar informações complementares em dicionários, enciclopédias, internet etc;

·      Selecionar textos para leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses;

·      Analisar a norma padrão em funcionamento no texto;

·      Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas

·      Inferir e reconhecer elementos da narrativa;

·      Analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo;

·      Produzir texto com organização narrativa.

Currículo SEE , Língua Portuguesa (São Paulo,2010, p.45)

Atividades em sala de aula compartilhadas com o grupo

Com adaptações:

Nas atividades de análise de texto narrativo, na busca de seus traços característicos deverá realizar em companhia de um colega mais experiente que receberá orientação no sentido de incentivar/ questionar Frederico a encontrar alguns traços do texto como qual é o contexto, o personagem, foco narrativo, tempo e espaço.

Nas atividades de leitura, escrita e oralidade utilizar materiais variados e exemplificados concretamente para que compreenda e identifique o gênero textual, os objetivos do texto e identifique textos informativos, para estudo e para recreação etc.

Direcionar sua participação na roda de conversa fazendo perguntas específicas para ele.

Análise de imagens para percepção de situação, personagens e tempo histórico. Organização de sequência de imagens para compor um texto

Sem adaptações:

Atividades de contação de histórias exercidas pela professora ou pelos colegas;

ilustração de histórias, uso de dicionário e similares, dramatização em pequenos romances; uso de fantoches para conto de histórias, leitura de interesses variados de todos na sala de aula.

Estratégia de ensino:

Aula dialógica e interativa, com apresentação de materiais diferenciados( roteiros, fichas explicativas, diferentes gêneros textuais, fotos, vídeos, ilustrações, vídeos), gincanas  de identificação e análise de narrativas , dramatização, produção de narrativas coletivas, tarefas de busca na internet ou em livros, revistas, jornais.

Recursos utilizados:

Gêneros textuais diversos: jornais, revistas, livros, gibis. Fantoches. Livros infanto – juvenis de aventura, romance, conto, crônicas.

Critérios para avaliar os resultados das atividades em sala de aula

Com adaptações:

1.    Observar se é capaz de selecionar textos para estudo, recreação ou informação.

2.    Reconhecer elementos da narrativa: fato, tempo, lugar, personagem.

3.    Produzir texto com alguma organização narrativa: temporalidade, local, situação.

Sem adaptações:

·      Saber procurar informações complementares em dicionários, enciclopédias, internet, etc.

·      Analisar narrativas ficcionais : enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo.

Nível de colaboração do professor especializado:

O especialista colaborará orientando sobre como lidar com os aspectos  do comportamento do PAEE, especificamente o que se refere ao seu nível de atenção. Deverá propor estratégias para aumentar o tempo de atenção à tarefa do estudante, assim como estratégias relacionadas a compreensão textual.

Anuências:

Professor:

Professor especialista:

Professor Coordenador:

Pais ou responsáveis:

Local e data:

 

Fonte: Elaborado com base em: Glat.(2012), Pacheco (2007) e Majón (1993)

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas