Curso EAD EPROINFO

 

Atendimento Educacional Especializado - UFSM

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 Apresentação

 Objetivos

 Módulos

 Dinâmica do curso

 Palestras via internet

 Avaliação dos participantes do curso

 Créditos

 Suporte:  


 

Apresentação

O Projeto de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais começou a ser desenvolvido pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, a partir do ano de 2005, quando foram implantadas 250 salas de recursos em escolas da rede pública, com matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais. No ano seguinte, foram distribuídas 325 salas e atendidos 1075 alunos. Em 2007 o número de salas dobrou para 625 e, nesta edição serão atendidos 1200 alunos. Com essas ações, o MEC busca fortalecer o processo de inclusão educacional nas classes comuns do ensino regular e apoiar os sistemas de ensino na organização do atendimento educacional especializado.

De acordo com as Diretrizes Nacionais de Educação Especial para a Educação Básica, o atendimento em salas de recursos constitui serviço de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que suplementa, ou complementa o processo de escolarização. Esse serviço realiza-se em espaço dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a alunos de escolas mais próximas, nas quais ainda não exista o atendimento. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum.

A sala de recursos multifuncional é um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos e dispõe de profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais, que considere as diferentes áreas e os aspectos relacionados: ao estágio de desenvolvimento cognitivo do aluno; ao nível de escolaridade; aos recursos específicos para sua aprendizagem; e as atividades de complementação e suplementação curricular.

O atendimento educacional especializado nas salas de recursos caracteriza-se por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se em uma alternativa empreendida pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos favorecendo o seu acesso ao conhecimento.

Após a implantação das salas de recursos multifuncionais, se faz necessário formar professores para atuação nesses espaços educacionais, apresentando novas perspectivas de acesso ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de metodologias mais diversificadas e atualizadas, ao mesmo tempo em que auxilia a superação de barreiras atitudinais, pedagógicas e de acesso ao currículo, proporcionando a inclusão educacional. O atendimento educacional especializado realizado em salas de recursos multifuncionais deve ser mediado por professor com conhecimentos sobre: atividades pedagógicas para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos; utilização de recursos computacionais, ajudas técnicas e de adequações necessárias para participação e aprendizagem no processo educacional.

O Curso para formação dos professores para o Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido na modalidade a distância, pretende ser o instrumento utilizado, em âmbito nacional, para promover a formação docente para atuação nas salas de recursos multifuncionais.

Objetivos

Esse curso tem como objetivo geral formar professores/alunos de escolas públicas municipais e estaduais para atuação nas salas de recursos multifuncionais, capacitando para a realização do atendimento educacional especializado e o desenvolvimento de programas educacionais inclusivos

Objetivos Específicos:

  • Disseminar conhecimentos acerca do atendimento educacional especializado nas áreas de deficiência mental, visual, física, surdez e altas habilidades/superdotação;
  • Formar professores para realizar o atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais implantadas pela SEESP/MEC;
  • Transformar o atendimento educacional especializado oferecido nas escolas comuns aos alunos com deficiência, visando à complementação da sua formação e não mais à substituição do ensino regular;
  • Coletar dados que possam subsidiar pesquisas sobre a efetividade dos cursos oferecidos nessa modalidade pelo MEC/SEESP;
  • Ofertar novas edições do Curso, no período de quatro anos, que compreende o Programa de Desenvolvimento da Educação, PDE

Módulos

O curso terá duração de 180 horas, distribuídas ao longo dos meses de março a julho e dividido em 06 módulos, além do trabalho final de curso.

1. Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência mental

  • Atividades para o desenvolvimento dos processos mentais dos alunos;
  • Desenvolvimento da autonomia e interação em ambientes sociais valorizando as diferenças e a não discriminação;
  • Preparação de materiais e atividades específicas para o desenvolvimento da participação e aprendizagem de todos os alunos.

2. Atendimento educacional especializado aos alunos com surdez

  • Acesso aos conteúdos curriculares;
  • Utilização da Libras como atividade pedagógica, instrumental, dialógica e de conversação;
  • Utilização da Língua Portuguesa para alunos surdos, como 2a língua.

3. Atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/ superdotação

  • Elaboração de materiais específicos ao desenvolvimento das habilidades e talentos conforme as necessidades dos alunos.
  • Procedimentos e adequações, complementações ou suplementações curriculares no processo de ensino e de aprendizagem.
  • Técnicas de enriquecimento, relacionadas à pesquisa científica e desenvolvimento de projetos, produtos e procedimentos de compactação ou aceleração curricular.

4. Ajudas Técnicas e Tecnologias Assistivas

  • Recursos didáticos e pedagógicos adaptados;
  • Acessibilidade arquitetônica e adequação postural (mobiliário);
  • Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA;
  • Informática Acessível como recurso de tecnologia assistiva que atende às necessidades do aluno de acordo com sua habilidade física e sensorial.

5. Atendimento educacional especializado aos aluno com deficiência física

  • Elaboração de materiais didáticos e pedagógicos adaptados que favoreçam autonomia e envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas ao grupo;
  • Desenvolvimento de estratégias e orientações para o professor da classe comum sobre a inclusão dos alunos com deficiência física;
  • Orientações sobre as complementações curriculares específicas necessárias à educação dos alunos com deficiência física no que se refere manejo de materiais adaptados e a escrita alternativa, mobilidade e acesso aos espaços da escola;
  • Orientações sobre atividades da vida diária.

6. Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência visual

  • Utilização do Sistema Braille;
  • Transcrição adaptação e ampliação de materiais didáticos para uso de alunos deficiência visual;
  • Utilização de recursos óticos e não óticos;
  • Técnicas de orientação e mobilidade e atividades da vida diária;
  • Uso do Soroban.

7. Plano de ação pedagógica na escola

TRABALHO DE FINAL DE CURSO:

  • Construção do Plano de Ação Pedagógica a partir dos conhecimentos e experiências vivenciados, ao longo do curso, para o atendimento educacional especializado nas salas recursos multifuncionais.

Dinâmica do curso

A dinâmica do curso prevê a oferta das disciplinas de modo seqüencial, ou seja, uma após a outra, tendo o total de 180 horas.

São previstos dois plantões por semana, de duas horas cada um, para o atendimento ao aluno/professor, que será realizado pelos formadores e pelos tutores.

Cada formador terá dois tutores e cada dupla de professor e tutor atenderá sua turma, com aproximadamente 25 alunos/professor.

O horário de atendimento ao aluno/professor será combinado entre os aluno/professor e o formador e tutor, na primeira semana preparatória do Curso.

Paralelamente ao desenvolvimento das disciplinas, deverão ocorrer palestras via Internet, as quais não contam como hora-aula.

Palestras via Internet

As palestras, transmitidas via Internet, visam trabalhar conteúdos específicos complementares relacionados às diferentes áreas. Assim, especialistas serão convidados para trabalharem essas áreas de conhecimento, fundamentais para a dinâmica do trabalho dos professores, junto aos alunos com necessidades educacionais especiais, essencialmente, no que se refere aos conteúdos trabalhados no curso e suas aplicações à pratica pedagógica

Avaliação dos participantes

A metodologia do curso está fundamentalmente centrada na realização das atividades solicitadas, na interação do aluno/professor com o ambiente, na participação em fóruns, bate-papo, interação com os colegas e com os formadores/tutores e pela auto-avaliação.

A avaliação envolverá um processo de acompanhamento contínuo do aluno/professor em cada uma das disciplinas e no trabalho de final do curso. A avaliação formativa e processual é realizada pelos formadores do curso com base nas tarefas propostas.

O aluno/professor terá informações contínuas sobre o seu desempenho em cada tarefa realizada, com apoio permanente da equipe composta pelo formador e seus tutores, que conjugará para a avaliação de cada disciplina.

Para obtenção do certificado de aproveitamento do curso, o professor deverá ter apresentado ao formador o trabalho de final de curso, obtido a aprovação em todas as disciplinas.

  • A - Muito Bom
  • B - Bom
  • C - Regular
  • D - Reprovado por falta de aproveitamento
  • E - Reprovado por falta de freqüência

Créditos

Ministério da Educação

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Departamento de Educação Especial


 

Secretaria de Educação Especial

  • Claudia Pereira Dutra

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

  • Reitor- Clóvis da Silva Lima

Centro de Educação

  • Diretora- Maria Alcione Munhoz

Departamento de Educação Especial

  • Chefe- Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

Coordenação do Curso

  • Ana Cláudia Pavão Siluk

Secretaria

  • Renata Quinhones Pereira

PROFESSORES PESQUISADORES

1. Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência mental

  • Eliana da Costa Pereira de Menezes
  • Renata Corcini Carvalho

2. Atendimento às necessidades dos alunos com surdez

  • Melânia de Mello Casarin

3. Atendimento educacional especializado aos alunos com altas habilidades/superdotação

  • Nara Joyce W. Vieira

4. Ajudas técnicas e tecnologias assistivas

  • Rita Bersch
  • Rosângela Machado

5. Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência física

  • Rosângela Machado
  • Rita Bersch

6. Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência visual

  • Elizabet Sá

 
 

PROJETO GRÁFICO

  • André Krusser Dalmazzo

 
 

SUPORTE TÉCNICO

  • Marcos Vinicius Souza
  • Alexandre Albuquerque 

VÍDEOS

  • Joelene Oliveira de Lima
  • Jorge 

REVISÃO ORTOGRÁFICA E TEXTUAL E DE ESTILO EM EAD

  • Ana Cláudia Pavão Siluk
  • Jane Dalla Corte Monari
     
     

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