Recebi na correspondência do grupo de inclusão...a Windiz que postou e como todos sabem ela conhece a fundo o tema:De: UNESCO Enviada em: quarta-feira, 7 de outubro de 2009 15:31Para: *Escritorio Antena da Bahia; *Escritório Antena de São Paulo; *Escritorio Antena do Mato Grosso; *Escritorio Antena do Rio de Janeiro; *Escritório Antena do Rio Grande do Sul; *Escritório BrasíliaAssunto: Novos lançamentos da UNESCO no Brasil / New publications from UNESCO Brasilia OfficeTornar a educação inclusiva Autores / Authors: Fávero, Osmar; Ferreira, Windyz; Ireland, Timothy; Barreiros, DéboraBrasília: UNESCO, Anped, 2009. 220 p.ISBN: 978-85-7652- 090-0Download gratuito / Free downloading (PDF <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184683por.pdfDistribuição Institucional - Como adquirir <http://www.unesco.org.br/publicacoes/comoadquirirdifusao/mostra_padrao> Resumo: A coletânea “Tornar a educação inclusiva”, resultado da parceria entre a UNESCO e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), procura aprofundar a discussão sobre o conceito e as práticas de educação inclusiva, agregando a contribuições de pesquisadores brasileiros às reflexões de especialistas internacionais nesse campo. Em um país tão diverso e complexo como o Brasil, a educação não pode representar mais um mecanismo para excluir as pessoas cujas necessidades de aprendizagem exigem uma atenção especial.Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; discriminação educacional; discriminação étnica; educação intercultural; educação de surdos; educação de cegos; deficiência intelectual; educação de adultos; Brasil
Introdução
Márcia Ângela Aguiar
1. Tornar a educação inclusiva:
como essa tarefa deve ser conceituada?
Mel Ainscow
2. Entendendo a discriminação contra estudantes com
deficiência na escola
Windzy B. Ferreira
3. Financiamento da educação básica: o público e
o privado na educação especial brasileira
Júlio Romero Ferreira
4. Complexidade e interculturalidade: desafios emergentes
para a formação de educadores em processos inclusivos
Reinaldo Matias Fleuri
5. A educação inclusiva na Espanha
Pilar Arnaiz Sánchez
6. Currículo funcional no contexto da educação inclusiva
Ana Maria Bénard da Costa
7. O processo de escolarização e a
produção de subjetividade na condição
de aluno com deficiência mental leve
Tatiana Platzer do Amaral
8. Jovens e adultos com deficiência mental:
seus dizeres sobre o cenário cotidiano de
suas relações pessoais e atividades
Roberta Maffezol e Maria Cecília de Góes
9. A escola inclusiva para surdos: a situação
singular do intérprete de língua de sinais
Cristina Lacerda e Juliana Poletti
10. Múltiplas representações de docentes
acerca da inclusão de aluno cego
Luzia Guacira Silva
11. Mitos e fatos sobre os superdotados
Denise de Souza Fleith .
Páginas
- Início
- Escolas que possuem AEE ns Diretoria de Ensino Região de Jundiaí
- Bibliografia para Concurso da SEESP
- Plano de Ação
- Material Didático (livros,textos,...)
- Transtorno do Espectro Autista
- Como atuar na àrea da Educação Especial
- Vídeos sobre Educação Especial
- Atendimento Domiciliar
- Classe Hospitalar - Grendacc
- AEE Deficiência Auditiva
- AEE Deficiência Física
- AEE Deficiência Visual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avaliação
Avaliação pedagógica 2011 de jundiaí
View more presentations from Marisa Tomazzeto
Avaliação
Saberes e Práticas da Inclusão
Saberes e Praticas da Inclusão I
View more presentations from asustecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário