Conversando sobre Adaptação Curricular e Educação Especial





Quando falamos de currículo a que estamos nos referindo? Falamos sobre as habilidades que o aluno vai adquirir e como vai acessar o conteúdo.

Alguns especialistas usam a expressão adequação curricular ou flexibilização curricular quando se fala em adaptar uma atividade a uma dada situação. Neste momento isso pode gerar a impressão de o currículo  será diminuído de forma a oferecer “facilidades” ao estudante. Mas, com certeza, não é isso que se pretende; a intenção é dar condições para que o estudante tenha acesso ao conceito que está sendo trabalhado com a sala que ele frequenta.

Mas, surgem algumas perguntas: como fazer com um estudante com deficiência intelectual, no momento por exemplo, em que este chega ao Ciclo II ou Ensino Médio e tiver no currículo geometria analítica ou raiz quadrada? Então, é esse um grande desafio da Educação Inclusiva.

O aluno precisa aprender os conceitos, portanto devemos focar nas potencialidades. O que ele não consegue todos já sabem, mas mudando de olhar,  o que eu percebo nele de positivo que deve ser um caminho para que ele acesse o conhecimento?
Isso não é negar a deficiência e sim o que a deficiência vai representar naquele contexto para o professor. Afinal somos todos diversos e cada um de nós tem as suas características de aprendizagem. O importante é a relação ensino-aprendizagem e oferecermos um conceito que possa oportunizar o acesso à aprendizagem.

Para esse trabalho existe ainda o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende o estudante público alvo da Educação Especial. São alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Eles são atendidos no contraturno do ensino regular em salas de recursos ou serviços de itinerância. Através desse trabalho tanto o  aluno como professor regular recebem apoio. Na nossa Diretoria temos 26 escolas que oferecem esses serviços.

O professor tem mostrado neste tempo de pandemia uma capacidade enorme de se reinventar, usar sua criatividade e transpor  barreiras, lembrando que as maiores delas são as atitudinais.  Lembrem-se: não existem regras, apenas a intenção de viabilizar a aprendizagem a todos.


Se quiser saber mais assista ao vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=Yg5tAfVJ7gQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas