Quando falamos de currículo a que estamos nos referindo? Falamos
sobre as habilidades que o aluno vai adquirir e como vai acessar o conteúdo.
Alguns especialistas usam a expressão adequação curricular ou
flexibilização curricular quando se fala em adaptar uma atividade a uma dada
situação. Neste momento isso pode gerar a impressão de o currículo será diminuído de forma a oferecer
“facilidades” ao estudante. Mas, com certeza, não é isso que se pretende; a intenção
é dar condições para que o estudante tenha acesso ao conceito que está sendo
trabalhado com a sala que ele frequenta.
Mas, surgem algumas perguntas: como fazer com um estudante
com deficiência intelectual, no momento por exemplo, em que este chega ao Ciclo
II ou Ensino Médio e tiver no currículo geometria analítica ou raiz quadrada?
Então, é esse um grande desafio da Educação Inclusiva.
O aluno precisa aprender os conceitos, portanto devemos focar
nas potencialidades. O que ele não consegue todos já sabem, mas mudando de
olhar, o que eu percebo nele de positivo
que deve ser um caminho para que ele acesse o conhecimento?
Isso não é negar a deficiência e sim o que a deficiência vai
representar naquele contexto para o professor. Afinal somos todos diversos e
cada um de nós tem as suas características de aprendizagem. O importante é a
relação ensino-aprendizagem e oferecermos um conceito que possa oportunizar o
acesso à aprendizagem.
Para esse trabalho existe ainda o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) que atende o estudante público alvo da Educação Especial.
São alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades
ou superdotação. Eles são atendidos no contraturno do ensino regular em salas
de recursos ou serviços de itinerância. Através desse trabalho tanto o aluno como professor regular recebem apoio. Na
nossa Diretoria temos 26 escolas que oferecem esses serviços.
O professor tem mostrado neste tempo de pandemia uma
capacidade enorme de se reinventar, usar sua criatividade e transpor barreiras, lembrando que as maiores delas são
as atitudinais. Lembrem-se: não existem
regras, apenas a intenção de viabilizar a aprendizagem a todos.
Se quiser saber mais assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Yg5tAfVJ7gQ
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