SUBSÍDIOS
PARA PLANO DE TRABALHO
Áreas: deficiência Intelectual, Física,
Auditiva, Visual, TEA, Múltipla Deficiência
O
presente documento tem como objetivo oferecer subsídios para a elaboração dos
planos de trabalho pelos professores que atuam com estudantes com as áreas de deficiências:
DI, DA, DV, DF, TEA e Múltiplas Deficiências, nesse momento de suspensão das
aulas presenciais por causa da pandemia de COVID-19.
Primeiramente,
o professor precisará retomar o Plano de Atendimento Individualizado – PAI de
cada estudante, com vistas a identificar o nível de comprometimento de cada um e
as possibilidades de abordagem, no intuito de minimizar as barreiras impostas
pela deficiência.
Nesse
novo contexto, de educação remota, é fundamental identificar possibilidades dos
estudantes quanto ao acesso a recursos necessários para o desenvolvimento das
atividades propostas. Deve-se realizar um levantamento dos recursos disponíveis
no seu domicílio, tais como: livros, jogos lúdicos, papéis, tintas, pincéis,
lápis de cor, mecanismos de comunicação, a possibilidade de acesso a
ferramentas digitais (computador, celular, internet entre outros) e outros
instrumentos necessários à eliminação das barreiras que o estudante possa
apresentar em relação ao seu desenvolvimento.
Também
devemos considerar a importância do engajamento dos familiares para o apoio e
conscientização da necessidade de dar continuidade ao processo de
desenvolvimento do estudante nesse momento de isolamento social. Estabelecer
essa parceria será fundamental para manter o vínculo do estudante com a escola
e para que ele continue desenvolvendo as suas habilidades no ambiente
domiciliar. A escola pode elaborar roteiros de estudos diários com atividades
adaptadas e orientações de como a família pode auxiliar o estudante na
compreensão das comandas, na elaboração e registro das respostas, nas
estratégias de aprendizagem e na produção de um portfólio. Para que esse
esforço mútuo atinja os objetivos propostos, será necessário estabelecer canais
de assessoramento e apoio permanentes com as famílias.
Devemos
considerar ainda a concepção de currículo, que deve abranger todas as
experiências de aprendizagem dos estudantes e não somente aquelas definidas no
Currículo Oficial do ano/série. É importante que tanto os professores quanto os
familiares tenham consciência de que os estudantes podem se beneficiar muito
das experiências cotidianas do ambiente domiciliar (seleção de alimentos
saudáveis, preparo de refeições, cuidados de higiene pessoal como escovação e
banho, cuidado com a casa, manejo do dinheiro, uso do telefone entre outros),
trabalhando assim, o Currículo Funcional, ou seja, auxílios para a vida diária
e vida prática. Também é aconselhável incluir atividades que envolvam música,
atividade corporal, brincadeiras e jogos.
Para
cada área da deficiência os professores especializados podem propor atividades
como: podcast, aulas gravadas em áudio e vídeos, materiais ampliados, livros
paradidáticos, materiais ampliados, comunicação alternativa, imagens
(relacionadas ao conteúdo, ao cotidiano do aluno), atividades de percepção,
memorização, leitura e escrita.
O professor conhece as potencialidades e as
limitações de seus alunos, e a partir desse referencial é que vai propor e
mediar as atividades.
A
escola é responsável por promover uma ponte entre o professor especialista e o
professor da turma regular, estimulando a produção colaborativa dos planos de
aula, permitindo a troca de experiências que contribua para o desenvolvimento
da aprendizagem e atendimento das especificidades do estudante com deficiência.
A
promoção de vivências, experiências e intervenções pedagógicas eficazes diante
de um desafio, já estão incorporados na prática do atendimento educacional
especializado. Entendemos que esse momento é mais uma oportunidade de prover
acesso e condições de aprendizagem aos alunos com deficiência e, portanto, de
assegurar condições para a continuidade dos estudos, mesmo que de forma remota.
A
soma dos esforços e a socialização de boas práticas ajudarão a minimizar os
problemas que surgirem. Por isso a contribuição de todos e de cada um é muito
importante.
Estou à disposição para orientações e esclarecimento de dúvidas.
Que tal assistir o Plano da professora Camila Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário