SUBSÍDIOS PARA PLANO DE TRABALHO


SUBSÍDIOS PARA PLANO DE TRABALHO
 Áreas: deficiência Intelectual, Física, Auditiva, Visual, TEA, Múltipla Deficiência

O presente documento tem como objetivo oferecer subsídios para a elaboração dos planos de trabalho pelos professores que atuam com estudantes com as áreas de deficiências: DI, DA, DV, DF, TEA e Múltiplas Deficiências, nesse momento de suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de COVID-19.
Primeiramente, o professor precisará retomar o Plano de Atendimento Individualizado – PAI de cada estudante, com vistas a identificar o nível de comprometimento de cada um e as possibilidades de abordagem, no intuito de minimizar as barreiras impostas pela deficiência.
Nesse novo contexto, de educação remota, é fundamental identificar possibilidades dos estudantes quanto ao acesso a recursos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas. Deve-se realizar um levantamento dos recursos disponíveis no seu domicílio, tais como: livros, jogos lúdicos, papéis, tintas, pincéis, lápis de cor, mecanismos de comunicação, a possibilidade de acesso a ferramentas digitais (computador, celular, internet entre outros) e outros instrumentos necessários à eliminação das barreiras que o estudante possa apresentar em relação ao seu desenvolvimento.
Também devemos considerar a importância do engajamento dos familiares para o apoio e conscientização da necessidade de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do estudante nesse momento de isolamento social. Estabelecer essa parceria será fundamental para manter o vínculo do estudante com a escola e para que ele continue desenvolvendo as suas habilidades no ambiente domiciliar. A escola pode elaborar roteiros de estudos diários com atividades adaptadas e orientações de como a família pode auxiliar o estudante na compreensão das comandas, na elaboração e registro das respostas, nas estratégias de aprendizagem e na produção de um portfólio. Para que esse esforço mútuo atinja os objetivos propostos, será necessário estabelecer canais de assessoramento e apoio permanentes com as famílias.
Devemos considerar ainda a concepção de currículo, que deve abranger todas as experiências de aprendizagem dos estudantes e não somente aquelas definidas no Currículo Oficial do ano/série. É importante que tanto os professores quanto os familiares tenham consciência de que os estudantes podem se beneficiar muito das experiências cotidianas do ambiente domiciliar (seleção de alimentos saudáveis, preparo de refeições, cuidados de higiene pessoal como escovação e banho, cuidado com a casa, manejo do dinheiro, uso do telefone entre outros), trabalhando assim, o Currículo Funcional, ou seja, auxílios para a vida diária e vida prática. Também é aconselhável incluir atividades que envolvam música, atividade corporal, brincadeiras e jogos.
Para cada área da deficiência os professores especializados podem propor atividades como: podcast, aulas gravadas em áudio e vídeos, materiais ampliados, livros paradidáticos, materiais ampliados, comunicação alternativa, imagens (relacionadas ao conteúdo, ao cotidiano do aluno), atividades de percepção, memorização, leitura e escrita.
O  professor conhece as potencialidades e as limitações de seus alunos, e a partir desse referencial é que vai propor e mediar as atividades.
A escola é responsável por promover uma ponte entre o professor especialista e o professor da turma regular, estimulando a produção colaborativa dos planos de aula, permitindo a troca de experiências que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem e atendimento das especificidades do estudante com deficiência.
A promoção de vivências, experiências e intervenções pedagógicas eficazes diante de um desafio, já estão incorporados na prática do atendimento educacional especializado. Entendemos que esse momento é mais uma oportunidade de prover acesso e condições de aprendizagem aos alunos com deficiência e, portanto, de assegurar condições para a continuidade dos estudos, mesmo que de forma remota.
A soma dos esforços e a socialização de boas práticas ajudarão a minimizar os problemas que surgirem. Por isso a contribuição de todos e de cada um é muito importante.
Estou à disposição para orientações e esclarecimento de dúvidas.

Que tal assistir o Plano da professora Camila Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas