Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: o papel do professor

 Correntes teóricas têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento e da formação do cidadão. Compreender essa relação professor x estudante com necessidades educacionais especiais é essencial para o processo educativo. 

Nesse sentido, o professor tem um papel fundamental para se alcançar os objetivos propostos, tanto nos quesitos sociais quanto nos pedagógicos: favorecer aos estudantes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida e no processo de transformação da sociedade. Nesta pauta, discutiremos o papel do professor ante a inclusão e as características presentes no Currículo Paulista que reforçam a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas ao longo do processo de escolarização dos estudantes. 

Temos como objetivo discutir sobre a relação professor x estudante com necessidades educacionais especiais. è Relacionar os aspectos da Educação Inclusiva ao Currículo Paulista. è Compreender o papel do professor diante do contexto atual de inclusão.

 É preciso ter em mente que a educação especial é uma área de estudo relativamente nova no campo da pedagogia, cuja preocupação esteve historicamente centrada em ofertar educação de qualidade a todos os estudantes.

 Embora se reconheça o avanço em defender a igualdade da aprendizagem para todos, a preocupação com a equidade só foi possível graças às conquistas sociais dos chamados “diferentes”. 

Apesar das garantias legais, observa-se um certo despreparo da sociedade e das instituições educacionais, em geral, para efetivar a inclusão destes estudantes na escola e para além dela. A despeito de generalizações, é possível que os professores aleguem falta de preparo para a condução pedagógica desses estudantes.


 Entretanto, neste texto, pretende-se tratar de um aspecto específico da inclusão, qual seja, aquele que se refere à qualidade das experiências vivenciadas por esse público no que diz respeito às relações estabelecidas entre eles e toda a comunidade escolar, bem como o papel do professor para que essas experiências não reforcem comportamentos discriminatórios e/ou o ambiente frustrante comumente vivido por esses estudantes.

 Nesse sentido, o Currículo Paulista traz uma abordagem relacional entre o princípio da equidade e a perspectiva da inclusão, conforme o excerto que segue:

 “A equidade no Currículo Paulista é representada pelos seguintes aspectos: è Segundo a perspectiva defendida pelo Currículo Paulista, a equidade diz respeito à inclusão de todos os estudantes nas escolas e à garantia de seu direito à educação pública e de qualidade prevista na LDB, na Constituição e na legislação estadual e dos municípios paulistas. Diz respeito, ainda, à necessidade de respeitar a diversidade cultural, a socioeconômica, a etnicorracial, a de gênero e as socioculturais presentes no território estadual. è Promover a equidade supõe também dar respostas adequadas e com respeito ao público atendido nas modalidades da Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, segundo as necessidades locais. è No caso da Educação Especial, o desafio da equidade requer o compromisso com os estudantes com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de acessibilidade curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015)”. (SÃO PAULO, 2019) 

É importante que os professores percebam a correlação existente entre os princípios do currículo, as temáticas e as abordagens propostas, para que tenham clareza das intencionalidades formativas pretendidas pelo currículo.

 Uma vez incorporadas, elas estarão presentes na prática pedagógica independentemente do componente curricular e/ou da modalidade educacional tratada. Isso significa dizer que, se um professor está atento e coíbe manifestações de preconceito de qualquer ordem, evita equiparações impróprias, acolhe, valoriza e legitima as experiências de todos os estudantes e dá voz aos silenciados, está trabalhando na direção de uma perspectiva inclusiva. 

Reconhecendo a importância da mediação do professor para o processo de inclusão dos estudantes na escola, nesta pauta, privilegiaremos nas atividades a reflexão sobre a relação professor-estudante na Educação Especial.  Assista ao vídeo O papel da escola, do professor e da educação inclusiva.



Sugestão de leitura: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/BoasPraticas/SOMOSIGUAISDIFERE NTES.pdf o

Para saber mais:

 BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC. 2014. Acesse usando o link:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alia s=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacaoinclusiva-05122014&Itemid=30192 o

 BRASIL. Decreto Federal Nº 7.611/2011 - Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Presidência da República. 2011. Acesse usando o link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2011/Decreto/D7611.htm

SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE 149/2016 - Estabelece normas para a educação especial no sistema estadual de ensino. Secretaria da Educação. 2016. Acesse usando o link http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20D E%208-12-2016.HTM?Time=21/10/2018%2023:42:18 o

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE Nº 68/2017 - Dispõe sobre o atendimento educacional aos alunos, público-alvo da Educação Especial, na rede estadual de ensino. Secretaria da Educação. 2017. Acesse usando o link http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/68_17.HTM o

BRASIL. Lei Federal 13.146/2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. 2015. Acesse usando o link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm

Fonte: Pautas formativas SEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saberes e Práticas da Inclusão

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas